Saudação Inicial:
Presidente: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Assembleia: Ámen.
Presidente:A graça de Jesus Filho de Deus e de Maria esteja sempre connosco.
Assembleia: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Admonição Inicial:
Na arte de ensinar e de dar mais qualidade à vida, Cristo é o Mestre por excelência. Mas, não se trata somente de aprender as coisas que ele ensinou, mas de o “aprender a Ele”. Nesta tarefa, qual mestra mais experimentada do que Maria? Percorrer com Ela as cenas do Rosário é como frequentar a “escola” de Maria para ler Cristo, penetrar nos seus segredos, compreender a sua mensagem.
O itinerário espiritual do Rosário introduz-nos de modo natural na vida de Cristo e como que nos faz “respirar” os seus sentimentos. No Rosário, o caminho de Cristo e de Maria aparecem unidos profundamente. Maria só vive em Cristo e em função de Cristo, logo, a oração da Igreja é como que sustentada pela oração de Maria.
Maria viveu a sua vida em plena comunhão com Deus. Que na escola de Maria aprendamos a viver nesta proximidade com Deus para melhor conhecer melhor o seu Filho.
Recitação do Terço
Mistérios Gloriosos
1º Mistério: Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo
Façamos deste mistério do terço uma oração de louvor em honra do Senhor Jesus Ressuscitado que habita no nosso meio.
2º Mistério: A Ascensão de Jesus aos Céus
Como fruto deste mistério peçamos ao Senhor, por Maria, um ardente desejo do céu, aquele feliz recompensa da felicidade eterna junto de Deus.
3º Mistério: Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria
Peçamos neste mistério, ao Espírito Santo a graça para vivermos em plena comunhão com Maria e seu Filho, e nos sintamos impelidos pelo Espírito a anunciar a pessoa de Jesus.
4º Mistério: Assunção de Nossa Senhora ao Céu
Neste mistério, peçamos a graça de uma devoção cada vez mais esclarecida a Nossa Senhora que se traduza principalmente no desejo de fazer sempre a vontade de Deus permanecendo fiel aos seus planos.
5º Mistério: Coroação de Maria como rainha dos Anjos e dos Santos
Peçamos a Maria, coroada no céu como nossa Rainha, por todos os que se encontram em dificuldades para que não desesperem mas encontrem nela a ternura de uma mãe.
P- Três Ave Marias a Nossa Senhora pedindo a graça de sabermos viver na comunhão e intimidade com Deus.
Ave Maria…
P- Salve Rainha…
Preces
P- Irmãs e irmãos, elevemos as nossas orações a Deus Pai e, por intercessão da Virgem Maria, invoquemos a divina misericórdia dizendo, com fé e esperança: Interceda por nós a Virgem cheia de graça.
1. Para que a Igreja, esposa de Cristo, acolha como a Virgem Maria a Palavra da Salvação e, pelo Baptismo dê dá luz novos filhos. Oremos irmãos.
2.Para que a Rainha da Paz e Mãe da Igreja inspire o sentido da justiça e da paz aos governantes, a fim de trabalharem pelo bem de todos os povos. Oremos irmãos.
3. Para que os discípulos de Cristo cheguem à unidade da fé e da caridade e imitem o coração da Mãe de Deus. Oremos irmãos.
4. Para que todos os que choram e estão tristes sintam a protecção e a presença da Mãe de Misericórida, nas suas aflições e ansiedades. Oremos irmãos.
5. Para que os adolescentes e jovens cresçam puros como a Virgem de Nazaré e cheguem à verdadeira santidade. Oremos irmãos.
Oração conclusiva
P. Senhor Nosso Deus, mostrai a vossa misericórdia aos filhos que Vos amam e suplicam, e que humildemente entregam as suas preces nas mãos da Virgem Mãe de Nazaré. Por Jesus Cristo Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo
Bênção final
P- O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.
A– Ámen.
P- Bendigamos ao Senhor.
A- Graças a Deus.