2 de Maio – Sexta-feira
Maria acolhe e guarda o Dom no seu Coração
Saudação Inicial:
Presidente: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Assembleia: Ámen.
Presidente:A graça de Jesus Filho de Deus e de Maria esteja sempre connosco.
Assembleia: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Admonição Inicial:
«Maria guardava tudo no seu coração»: no coração escuta e aceita a vontade de Deus, no coração guarda tudo aquilo que não entende, no coração acolhe com amor maternal todos os Homens. O seu amor vela por nós, acolhe-nos em seu regaço, ouve as nossas súplicas e intercede por nós junto do Pai.
Enternecidos e agradecidos a este amor maternal estamos aqui, para rezar o dom da vida e com a vida, e louvar a Deus pelas maravilhas que nos concede.
Hoje, ao recitar o terço, meditemos Maria que acolhe e guarda o Dom no seu coração.
Recitação do Terço
1º Mistério
Maria, a escolhida para acolher o Dom
Maria, uma jovem simples e humilde, procurava louvar e agradecer ao Senhor todos os dons da vida. Deus escolheu-a para ser a mãe do seu filho, para ser nossa mãe.
Peçamos a Maria por todas as mulheres a quem o Senhor escolhe, hoje, para serem mães e que a exemplo de Maria louvem e agradeçam ao Senhor esse dom.
2º Mistério
Maria acolhe a vida
Neste mistério peçamos ao Senhor que por intercessão de Maria ajude e anime todas as mães, sobretudo as que por algum motivo sentem dificuldade em acolher a vida que geraram.
Maria é para todas exemplo, ela não hesitou e acolheu no seu ventre Jesus, mesmo sabendo que aos olhos dos Homens poderia ser desprezada e condenada.
3º Mistério
Maria, a alegria do Dom
O Evangelho de hoje diz: “A mulher, quando está para ser mãe, sente angústia, porque chegou a sua hora. Mas depois que deu à luz um filho, já não se lembra do sofrimento, pela alegria de ter dado um homem ao mundo.”
A alegria da maternidade é dom de Deus e a de Maria é especial porque deu ao mundo o Salvador.
Agradeçamos ao Senhor o dom da maternidade de Maria e de todas as mães.
4º Mistério
Maria acolhe-nos
Quem sabe descobrir as lágrimas quase a vir aos olhos de quem padece?
Quem é essa mulher forte a quem nem a vida, nem morte, nem sofrimento amedronta?
Essa mulher sem igual é aquela a quem Deus fez anjo da Guarda na terra, Maria.
Rezemos este mistério por todos os que se sentem desanimados ou tristes, para que Maria, aquela que acolhe a todos como seus filhos, os sente no seu colo, os abrace e acaricie, fazendo-os sentir o calor de Mãe.
5º Mistério
Maria guarda o dom no seu coração
Maria guardou no seu coração o grande dom que Deus lhe concedeu, mas este guardar não significou que ficou só para si, que se fechou. O seu coração abriu-se de par em par e tornou-se um coração afectuoso que irradia ternura e não recusa entregar-se aos outros.
Peçamos a Maria um coração semelhante ao dela, doce e bom, capaz de se abrir sempre aos outros.
P – Três Ave Marias a Nossa Senhora para que, por Ela e como Ela, aprendamos a acolher e guardar em nosso coração o Dom da vida.
Ave Maria…
P – Salve Rainha…
Evangelho (Jo 16, 20-23)
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria. A mulher, quando está para ser mãe, sente angústia, porque chegou a sua hora. Mas depois que deu à luz um filho, já não se lembra do sofrimento, pela alegria de ter dado um homem ao mundo. Também vós agora estais tristes; mas Eu hei-de ver-vos de novo e o vosso coração se alegrará e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. Nesse dia, não Me fareis nenhuma pergunta».
Palavra da Salvação
Breve silêncio
Preces
P – Nós que nos alegramos de ter Maria por Mãe, sempre presente na nossa vida, e com a sua ajuda procuremos acolher e seguir o seu exemplo, oremos a Deus Pai dizendo:
Rainha do acolhimento, ouvi-nos.
1. Para que na nossa vida, como na vossa, se manifestem as maravilhas que Deus faz em nós, oremos
2. Ó Maria, faz com que te conheçamos, que te compreendamos e que acolhamos a tua acção salvadora, oremos
3. Por todas as mães do mundo, pedimos-te Maria que as ensines a respeitar a vida, e que em Ti encontrem o exemplo de alguém que sempre amou, oremos
4. Para que o nosso coração saiba acolher e guardar o dom do teu amor, entregando-se aos que mais precisam, oremos
Oração conclusiva
P – Senhor nosso Deus, que nos deste a Mãe de vosso Filho como nossa Mãe, concede-nos por sua intercessão as graças que te pedimos. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.
P – O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.
A – Ámen.
P – Bendigamos ao Senhor.
A – Graças a Deus.