Para o mês de Maria 8

Para o dia 8 de maio: Maria respeita a vida

8 De Maio 2008 – Quinta-feira

Maria respeita a vida

 

Saudação inicial

P/ Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo

A – Ámen.

P-  A graça de Jesus Filho de Deus e de Maria esteja sempre convosco.

A – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 

Introdução geral

     A vida humana em cada pessoa é um dom, uma tarefa e uma missão dada por Deus, por isso tem de ser conservada, vivida, amada e respeitada.

     Respeitar a vida é um sinal de amor a Deus e o melhor exemplo desse amor é a Maria. Maria foi quem mais respeitou a vida dos Homens ao aceitar de forma humilde e comprometida dar à luz o Salvador do mundo, que veio ao mundo para salvar os que amava.

     Na recitação do terço desta Quinta-feira vamos louvar Maria pela forma como respeitou a vida ao encarar sempre a sua como uma missão, tal como Ela própria proferiu ao dizer “Faça-se em mim segundo a Vossa vontade”.

 

Recitação do terço

Mistérios Luminosos

 

1. Mistério: Baptismo do Senhor no Jordão

    

No Seu baptismo Jesus assumiu os pecados dos Homens para lhes dar a vida, acto para o qual é necessário um amor incondicional por quem amamos.

     Mãe é aquela que como sinal do amor pelos seus filhos, os protege incondicionalmente, tal como Jesus fez ao assumir como Seus os pecados dos Homens.

     Neste mistério, peçamos, espírito de doação e de amor incondicional por aqueles que amamos, em especial pelas nossas famílias, para que nestas reine sempre o respeito pela vida e a união entre todos.

 

2. Mistério: Bodas de Caná

    

O casamento é uma realidade boa e um anúncio de que Jesus está presente em cada lar abençoando e vivendo com cada uma das nossas famílias.

     Ao meditarmos este mistério luminoso percebemos que, tal como fez em Caná, Nossa Senhora intercede sempre por nós, pois sabe do que precisamos e apresenta com amor e confiança os nosso pedidos ao seu Filho.     Neste mistério pedimos para que saibamos sempre dizer à Mãe de Deus, Mãe, tu sabes o vinho que me falta, por isso apresenta a Jesus a minha súplica e protege as nossas famílias.

 

3. Mistério: A proclamação do Reino

    

O Reino de Deus é um reino de justiça, de amor, de serviço e de respeito e para o alcançar precisamos ser humildes, saber perdoar, estar sempre vigilante aos chamamentos de Jesus e tal como Maria, aceitar a conversão com fé e humildade enquanto esperamos a chegada do Reino.

     Neste terceiro mistério luminoso, rezemos para que Jesus dê às nossas famílias a graça da conversão da vida em cada dia, para que sejamos cristãos de verdade. E para dizer sempre como Ele nos ensinou no Pai-Nosso “Venha a nós, o Vosso Reino”.

 

 

4. Mistério: A Transfiguração de Jesus

    

“Este é o meu Filho predilecto. Escutai-o”, estas foram as palavras que Deus dirigiu aos apóstolos, enquanto a glória da divindade resplandecia no rosto de Jesus.

     Compartilhemos com Maria, o doloroso momento da Paixão de Seu Filho, chegando à glória da Ressurreição prometida e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo. Peçamos também ao Senhor que nos ajude a encontrá-lo nas nossas orações em família e também nos sacramentos, para que com a fé consigamos ultrapassar os momentos difíceis das nossas vidas.

 

5. Mistério: Instituição da Eucaristia

    

Neste mistério contemplamos a Instituição da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com o Seu corpo e sangue, simbolizados no pão e no vinho, mostrando assim o seu amor pela humanidade, pois para os salvar oferecer-se-á em sacrifício.

     A Eucaristia é a celebração litúrgica do memorial de Cristo, de sua vida, de sua Morte, de sua Ressurreição e de sua intercessão junto ao Pai. É
também o Corpo, o Sangue, a alma e a Divindade de Jesus Cristo. A Eucaristia é “O centro e o cume de toda vida cristã”.

Peçamos ao Senhor que a Eucaristia seja o centro da vida das nossas famílias, para que estas se alimentem dela e também que a Igreja manifeste a paz e amor de Jesus por este mundo e que em todos os dias possamos afirmar com fé: “Desejei ardentemente comer convosco esta Páscoa”.

 

Evangelho

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João

 

Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas.

Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conhece, mas eu te conheço; e aqueles que me deste sabem que tu me enviaste. Eu fiz com que eles te conheçam e continuarei a fazer isso para que o amor que tens por mim esteja neles e para que eu também esteja unido com eles.

 

Palavra da Salvação

 

Breve silêncio

 

Preces

P – Oremos à Virgem Santíssima, poderosa mulher e mãe que é um verdadeiro exemplo de respeito pela vida, pedindo-lhe:

Virgem mãe de Deus, rogai por nós.

 

1- Por todas as pessoas que não respeitam a vida, recorrendo, por exemplo, ao aborto, para que a luz da Mãe de Deus as ilumine e as faça ver o desrespeito que estão a ter para com esse dom gratuito que é a vida, oremos.

2- Por todas as nossas famílias para que se consigam respeitar mutuamente e assim consigam viver num espírito de verdadeiro amor, oremos.

 

3- Por todos nós para que com os ensinamentos da Virgem Maria consigamos respeitar e amar o próximo como a nós mesmos, oremos.

 

Oração conclusiva

   

P- Deus nosso Pai, atendei as nossa súplicas e dai-nos a força necessária para que, tal como Maria, consigamos respeitar a vida do próximo como a de nós mesmos e assim viver sobre os ensinamentos de Jesus, PNSJCV…

 

Bênção final

P/ O senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.

A – Ámen.

P/ Bendigamos ao Senhor

A – Graças a Deus.

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Mais recursos

Todas
Recursos 503
Oração 174
Músicas 0
Técnicas e Dinâmicas 31
avaliar-globalidade-catequese
Avaliar a globalidade da catequese
Para lá dos detalhes, como é que avaliamos a totalidade da catequese?Não da catequese do 5º ao 7º ano....
Avaliar-me-catequista-crente
Avaliar-me como catequista e como crente!
Partilhamos um esquema de avaliação e desempenho para catequistas. Não pretende fazer acusações nem premiar...
Pentecostes-1
Pentecostes ou as línguas de fogo
O livro "Da mão para o coração - 5 minutos de criatividade para a Bíblia" sugere uma atividade para se...
6 dicas Tempo Pascal
Seis ideias para dinamizar o Tempo Pascal

Há diversas formas de convidar a comunidade a celebrar a Páscoa.

Dia do Pai
Dia do pai - celebração familiar
Este dia celebra-se no dia 19 de março, porque é o dia de S.José. Sugerimos esta breve celebração antes...
5 dicas para a Quaresma
5 dicas para dinamizar a Quaresma
Neste artigo, damos-te cinco dicas para dinamizares a Quaresma, envolvendo as crianças e famílias da...
Dramatização do Evangelho
Dramatização do Evangelho
A dramatização é uma das linguagens possíveis para anunciar o Evangelho. No teatro, comunicamos com o...
Como lidar com fracasso catequese
Como lidar com o fracasso na catequese?

Às vezes, as coisas correm mal. Como reagir?