Pensar a pastoal juvenil 06

O pároco e a paróquia podem fazer uma grande diferença

É possível ter uma proposta de pastoral juvenil de costas voltadas para o pároco e/ou para a comunidade? Provavelmente não.
Um grupo de sucesso vive não só da qualidade das relações e experiências que se criam dentro dele mas também das relações (de dois sentidos) que se criam entre ele e a comunidade cristã.
Há comunidades onde o grupo de jovens é marginal à paróquia. Mas há outras onde o pároco e as forças vivas os acarinham, se interessam pelos seus projectos e pelas suas dificuldades. Onde os apoiam e rezam por eles.
Consequência:
Um bom animador assume um papel activo em fazer as pontes entre o grupo e a comunidade.

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Mais recursos

Todas
Recursos 504
Oração 174
Músicas 0
Técnicas e Dinâmicas 31
DM1 - Raízes - Webinar
Webinar AM4
DISCIPULOS MISSIONARIOS – CATEQUESE 5 – GUIA AM4 – WEBINAR SALESIANOS EDITORADescarregar Os...
avaliar-globalidade-catequese
Avaliar a globalidade da catequese
Para lá dos detalhes, como é que avaliamos a totalidade da catequese?Não da catequese do 5º ao 7º ano....
Avaliar-me-catequista-crente
Avaliar-me como catequista e como crente!
Partilhamos um esquema de avaliação e desempenho para catequistas. Não pretende fazer acusações nem premiar...
Pentecostes-1
Pentecostes ou as línguas de fogo
O livro "Da mão para o coração - 5 minutos de criatividade para a Bíblia" sugere uma atividade para se...
6 dicas Tempo Pascal
Seis ideias para dinamizar o Tempo Pascal

Há diversas formas de convidar a comunidade a celebrar a Páscoa.

Dia do Pai
Dia do pai - celebração familiar
Este dia celebra-se no dia 19 de março, porque é o dia de S.José. Sugerimos esta breve celebração antes...
5 dicas para a Quaresma
5 dicas para dinamizar a Quaresma
Neste artigo, damos-te cinco dicas para dinamizares a Quaresma, envolvendo as crianças e famílias da...
Dramatização do Evangelho
Dramatização do Evangelho
A dramatização é uma das linguagens possíveis para anunciar o Evangelho. No teatro, comunicamos com o...