Animadores que amam esta causa. Que sentem como sua a causa de Jesus e a vivem ao estilo d\’Ele.
Competentes. Quanto baste. E sempre em busca de aprender mais.
Permanentes (no sentido de estáveis). Gente que ano após ano vai construindo uma memória, um estilo, uma tradição. Gente que cresce com os anos.
Gente que ama a causa de Jesus não se serve dela para se promover na vida. Não a usa em função dos seus critérios. Pelo contrário, deixa que seja Jesus, a Sua causa e os Seus critérios a reconfigurar a vida. Gente que funciona, como Ele, na lógica da semente: que vê o que há e que sabe esperar e lutar pela árvore que há-de crescer.
Gente competente e que por isso tem mais perguntas que certezas. Que este ano quer fazer melhor do que no ano anterior. Que está disposta a mudar. E a mudar-se.
Gente que permanece neste ministério por amor aos jovens. Não por ter jeito ou por estar em início de carreira. Mas porque se sente chamada por Jesus a amar esta porção especial do Seu povo: a juventude.
Gente assim não se fecha num gueto de eleitos: são capazes de constantemente preparar e mobilizar outros, jovens e menos jovens, para funções de animação e serviço. Se tens um dom, nós podemos usá-lo. Mesmo que não saibas qual é o teu talento, nós vamos descobri-lo contigo e vamos pô-lo a render.
Trabalho de casa:Empenho forte em desenvolver e preparar os jovens e os adultos para o serviço de animação. Das maneiras que for preciso. Não esquecer de envolver o pároco também. Se não directamente com o tempo dele, ao menos com um apoio público.