Objectivos
Este jogo permite aos alunos ocupar-se do seu aspecto físico sem risco excessivos, comparando-se com a imagem que os outros têm deles. Têm assim a possibilidade de superar um tabu cultural e de perder parte dos medos dele derivados.
Duração
40 minutos
Material
Folhas de papel. Pinturas
Apresentação do jogo
Vamos falar hoje do nosso corpo. Dividimo-nos em grupos de 6.
Cada grupo tem de desenhar, numa folha grande, uma pessoa que pedirá emprestadas partes do corpo de cada um dos membros do grupo. O grupo combina quem empresta o cabelo ao boneco, quem empresta o nariz, quem empresta o pescoço, os ombros, o braço direito…
Não se trata de desenhar uma pessoa qualquer, mas uma pessoa-puzzle. As peças serão os membros de todos os componentes do grupo. Deveis decidir que parte dará cada um à figura e porquê.
Investigai a fundo os motivos que vos levaram a escolher precisamente essa parte do corpo de cada companheiro. Tendes 30 minutos para esta tarefa.
Ao terminar o tempo, recolhemos os desenhos e expômo-los na parede.
Fazemos uma breve avaliação.
Avaliação
O que é que me divertiu?
O que achei desagradável?
O que é que me feriu?
Que partes do meu corpo foram desenhadas?
Qual é a parte do meu corpo que mais me agrada?
Trocámos opiniões de modo claro e sincero?
Habitualmente, falamos do corpo na turma?
Como me sinto agora?
A experiência diz que…
É uma actividade muito interessante que permite chegar a uma notável abertura. É muito importante o feedback do grupo que ajuda o aluno a vencer os medos relacionados com determinadas partes do corpo. O feedback do grupo é especialmente importante para aqueles alunos cujos pais parecem ignorar o aspecto exterior dos filhos.