Abertura
1. A mãe: Há dias em que nos perguntamos sobre o que devemos fazer para viver felizes. Todos à nossa volta nos convidam a ter sucesso na vida. Deus também está interessado em que tenhamos êxito na vida, mas seguindo o caminho de Jesus de Nazaré. E qual foi? Aquele que passou pela cruz. É para nós um grande mistério. Peçamos ao Senhor que nos ajude a compreender o sinal da cruz.
2. Todos se benzem. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Palavra
1. Uma criança lê: 1 Coríntios 1, 22-25.
2. O pai: Como vemos, a sabedoria de Deus é diferente da sabedoria das pessoas. Elas dizem: é preciso fazer tudo para sermos belos, ricos, poderosos e fortes. Deus responde com Jesus, e Jesus crucificado. Hoje o Senhor convida-nos a ver o esforço, o sacrifício, o sofrimento que sentimos para sermos bons cristãos como caminho de cruz para se chegar à ressurreição.
Gesto simbólico
1. A mãe vai buscar uma cruz. Apresenta-a a todos os membros da família.
2. Depois de um momento de silêncio, todos recitam em voz alta: Pai nosso…
Bênção final
1. O pai: Bendito seja o Senhor Deus, Pai do céu e da terra que nos criou para vivermos felizes para sempre e nos deu Jesus, que é a Vida.
2. A mãe: Bendito seja Jesus Cristo, que passou pela cruz para chegar à glória da ressurreição.
3. Um filho: Bendito seja o Espírito Santo, que nos fortalece nas dificuldades para seguirmos o caminho pascal da cruz que nos leva à alegria e paz sem fim.