Abertura
Estão todos juntos da coroa do Advento, onde estão acesas três velas, assim como o presépio vazio.
O pai: Amigos, eis-nos chegados à última etapa, a que nos levará às portas do Natal. Durante todo este tempo do Advento estivemos vigilantes, à semelhança das sentinelas atentas aos sinais. Mais um pouco de vigilância neste domingo em que Deus nos faz um sinal!
Todos: Amen.
Palavra
Mãe: Quando Deus escolhe um seu campeão, não é o mais forte, o mais musculoso, o mais habilidoso que é eleito. Não é sequer um diplomata ou um sábio; menos ainda um soldados. O campeão de Deus é um pastor. E o seu sinal é um sinal de Paz.
Ela abre a Bíblia no livro de Miqueias e propõe a leitura a um convidado.
Leitura do livro de Miqueias 5, 1-4
A conclusão é feita pelo pai:
Que a vossa Palavra, Senhor, nos venha transformar.
Que saibamos descobrir os sinais que nos fazeis. Assim aprenderemos a destruir em nós toda a violência, para nos abrirmos à Paz.
Gesto simbólico
Depois da conclusão, o mais novo dos filhos vai buscar a última vela da coroa de Advento.
Mãe: Que esta quarta vela, que colocamos hoje na coroa do Advento, nos traga a paz, tanto para esta casa como para o mundo inteiro.
Que de um pólo ao outro, os homens de boa-vontade saibam decifrar os sinais do céu. E que nós possamos viver a paz nas palavras e nas acções.
Todos: Amen.
Uma criança acende a quarta vela.
Bênção
Todos se levantam e o pai pronuncia a bênção:
Pai: Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo habite em nós. Que nos ensine a viver segundo a sua Palavra. Que nos abra ao perdão e ao acolhimento de todos. Que nos abençoe o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amen.