O evento gratuito, mas de inscrição obrigatória, superou as 1100 inscrições de animadores pastorais provenientes maioritariamente de Portugal, mas também de Cabo Verde, Suiça, França e Brasil.
A série de webinars iniciou com o tema “Fé e objetos”. O encontro foi orientado pelo salesiano cooperador Sílvio Monteiro que, a partir de objetos do quotidiano, nos foi mostrando como era possível falarmos da nossa fé de um modo mais prático e visível.
A segunda-feira seguinte foi orientada pela psicóloga Mónica Freire que abordou o tema do grupo e liderança pastoral. Após o confinamento e a distância física, partilhou formas de os animadores continuarem a promover e a garantir a coesão do grupo.
O dia 17 foi dedicado à Pastoral Juvenil com a presença do salesiano espanhol Jesus Rojano. O especialista nesta matéria refletiu com os participantes sobre os diferentes impactos da pandemia na realidade juvenil e sobre o que é necessário repensar nos ambientes onde os jovens se encontram.
A noite do dia 24 coube ao Nuno Camelo que, a partir da sua vasta experiência de animação pastoral, lançou dicas e propostas para que os pais se sintam acolhidos e envolvidos na catequese.
Por fim, na útima segunda-feira do mês de maio, o João Fialho, de forma muito dinâmica e concreta, partilhou ferramentas para tornar a catequese digital mais dinâmica. Abordou ainda o conceito de “Catequese 3.0”, sublinhando a necessidade de o catequista adequar os recursos aos seu dispor a cada membro do grupo.
A organização ainda vai promover uma avaliação mais formal desta iniciativa mas, a considerando o feedback simultâneo às lives, através do chat do youtube, os participantes valorizaram as aprendizagens e manifestaram grande entusiasmo por esta ação formativa.