1) Não deixes que o carteiro se torne mais importante do que a carta. O mais importante é a mensagem, não és tu. Por exemplo, ca catequese, tu estás ao serviço. Por um lado, ao serviço de Deus que quer comunicar o seu Evangelho; por outro dos catequizandos que precisam urgentemente de encontrar a boa e bela notícia de Deus.
2) Usa a voz de forma variada. Usa várias entoações, vários tons de voz de acordo com a mensagem que estás a propor em cada momento.
3) Propõe uma mensagem aplicável. Antes de comunicar, pensa sempre: “para que é que isto serve?”. A mais bela mensagem do mundo não será apreciada se quem a recebe não perceber o que há-de fazer com ela.
4) Torna a mensagem relevante para o teu auditório. Não importa tanto o que tu consideras importante. Conta mesmo é que quem te ouve sente que estás a dizer coisas realmente interessantes para eles.
5) Torna a tua mensagem multimédia. Usa mais do que um sentido em todos os teus actos comunicativos. Usa o som e a imagem. Os gestos. O movimento. A expressão do rosto. Não se trata de dar nas vistas. Trata-se de conseguir mais atenção, mais compreensão e mais retenção.
6) Ajuda a fixar a mensagem. Vai com calma naquilo que é realmente importante. Ajuda quem te lê ou escuta a perceber o que é realmente importante, aquilo que devem reter.
7) Menos é mais. Não tentes passar cinco ideias ao teu grupo. Escolhe uma e uma só ideia. Não te disperses. Nem tudo tem a mesma importância.
Destas sete estratégias, qual é que vais procurar por já em prática?
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