Quando o coordenador faz um esforço por procurar as suas opiniões e leva os seus comentários a sério, ele está a comunicar aos seus catequistas que eles são importantes e que a sua cabeça faz a diferença. Este estilo e esta postura aumentam a motivação e contribuem para o envolvimento futuro.
Recolher os contributos dos catequistas pode ser feito de formas simples; basta ter uma caixa de sugestões num local acessível. Isso encoraja os catequistas (e os pais, também) a oferecer (anonimamente, se for o caso) sugestões para melhorar o serviço catequético.
Outra forma é reservar alguns minutos em cada reunião que houver para recolher sugestões e opiniões sobre o decurso da reunião.
Mas não basta recolher ideias e opiniões. É preciso que os catequistas sintam que os seus contributos são levados a sério. Quando as pessoas se exprimem, elas observam a forma como o seu ouvinte (neste caso, o coordenador) reage. O coordenador deve permanecer calmo quando criticado. Em todas as circunstâncias tenta interpretar As opiniões da forma mais construtiva possível.
Quando o coordenador reage de forma indiferente ou agressiva, transmite a ideia que os catequistas não são parceiros mas adversários.