Animar os catequistas #2

Erro #2 - Não acolher sugestões
“Gosto muito deste serviço como catequista. Mas fico muito frustrado quando sinto que os responsáveis querem que eu ajude mas não se interessam pelo que eu penso.”
Quando um catequista se empenha activamente nesse serviço, sentem um legítimo orgulho e um sentido de pertença. E por isso têm opiniões acerca do modo como as coisas decorrem e de como poderiam ser melhoradas.

Quando o coordenador faz um esforço por procurar as suas opiniões e leva os seus comentários a sério, ele está a comunicar aos seus catequistas que eles são importantes e que a sua cabeça faz a diferença. Este estilo e esta postura aumentam a motivação e contribuem para o envolvimento futuro.
Recolher os contributos dos catequistas pode ser feito de formas simples; basta ter uma caixa de sugestões num local acessível. Isso encoraja os catequistas (e os pais, também) a oferecer (anonimamente, se for o caso) sugestões para melhorar o serviço catequético.
Outra forma é reservar alguns minutos em cada reunião que houver para recolher sugestões e opiniões sobre o decurso da reunião.
Mas não basta recolher ideias e opiniões. É preciso que os catequistas sintam que os seus contributos são levados a sério. Quando as pessoas se exprimem, elas observam a forma como o seu ouvinte (neste caso, o coordenador) reage. O coordenador deve permanecer calmo quando criticado. Em todas as circunstâncias tenta interpretar As opiniões da forma mais construtiva possível.
Quando o coordenador reage de forma indiferente ou agressiva, transmite a ideia que os catequistas não são parceiros mas adversários.

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Banda Missio Concerto 15 anos
Banda Missio celebra 15 anos com concerto solidário
Na noite de 26 de outubro, o Auditório São Vicente, em Alfena, foi palco de uma celebração especial:...
E-vangelizar Estoril 24 - Noticia
E-vangelizar 24: Estoril avança na esperança
Os Salesianos do Estoril acolheram a terceira edição do XIV E-vangelizar. Após duas edições no Porto,...
Evangelizar24-Formadores
E-vangelizar 2024 Porto: edição dupla inspira Agentes Pastorais a ter mais Esperança
A XIV edição do E-vangelizar marcou um novo capítulo na formação pastoral no Porto, sendo a primeira...
Rui Alberto Ecclesia
Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”
O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar...

Últimas

Pesquisa