Animar os catequistas #2

Erro #2 - Não acolher sugestões
“Gosto muito deste serviço como catequista. Mas fico muito frustrado quando sinto que os responsáveis querem que eu ajude mas não se interessam pelo que eu penso.”
Quando um catequista se empenha activamente nesse serviço, sentem um legítimo orgulho e um sentido de pertença. E por isso têm opiniões acerca do modo como as coisas decorrem e de como poderiam ser melhoradas.

Quando o coordenador faz um esforço por procurar as suas opiniões e leva os seus comentários a sério, ele está a comunicar aos seus catequistas que eles são importantes e que a sua cabeça faz a diferença. Este estilo e esta postura aumentam a motivação e contribuem para o envolvimento futuro.
Recolher os contributos dos catequistas pode ser feito de formas simples; basta ter uma caixa de sugestões num local acessível. Isso encoraja os catequistas (e os pais, também) a oferecer (anonimamente, se for o caso) sugestões para melhorar o serviço catequético.
Outra forma é reservar alguns minutos em cada reunião que houver para recolher sugestões e opiniões sobre o decurso da reunião.
Mas não basta recolher ideias e opiniões. É preciso que os catequistas sintam que os seus contributos são levados a sério. Quando as pessoas se exprimem, elas observam a forma como o seu ouvinte (neste caso, o coordenador) reage. O coordenador deve permanecer calmo quando criticado. Em todas as circunstâncias tenta interpretar As opiniões da forma mais construtiva possível.
Quando o coordenador reage de forma indiferente ou agressiva, transmite a ideia que os catequistas não são parceiros mas adversários.

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Rui Alberto Ecclesia
Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”
O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar...
Noticia Webinar Emaus Salesianos Editora
Viver os Sacramentos: novos materiais catequéticos para a adolescência
A Salesianos Editora promoveu um webinar para apresentar os novos materiais catequéticos para o 7º ano...
guia Nos passos de Jesus 1 ano
Ligações. Itinerário de Educação à Fé
Ligações. Itinerário de Educação à Fé Um projeto de catequese inovador para conhecer, celebrar e viver...
Vertical+Horizontal - Evangelho meditado

Ligações lança proposta de meditação do Evangelho, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Últimas

Pesquisa