O tema do encontro centrou-se nos três primeiros capítulos da nova edição do “Quadro de referência para a Pastoral Juvenil”. Este documento é coordenado e editado pelo Dicastério da Pastoral Juvenil que visa orientar, a nível mundial, as acções pastorais das comunidades educativas.
A formação foi orientada pelo P.Rui Alberto, Delegado Nacional para a Comunicação Social e Director das Edições Salesianas. Debruçando-se nos três primeiros capítulos do documento, procurou interpelar os presentes a reflectir e a perceber qual deve ser a especificidade da comunicação produzida nos ambientes salesianos. Fieis ao sentir dos jovens, os conteúdos devem também ser fieis ao sentir da Igreja. À imagem do fundador da Congregação, S.João Bosco, toda a acção deve ser, ao mesmo tempo, evangelizadora e educativa, ou seja, inspiradora da vida plena de Jesus e promotora do desenvolvimento integral da pessoa.
O encontro contou com a presença de 10 elementos do Porto (Edições Salesianas) e de Lisboa (Província Salesiana Portuguesa). Para além de partilhar dificuldades e boas práticas, os participantes puderem conhecer-se de viva voz, associando um rosto às assinaturas digitais da correspondência electrónica. Também por isso, no final do dia, se valorizava a importância de se provocarem estes encontros e reflexões.