{tab=Ver o vídeo e debater}
{youtube}ZoaFmaDouq4{/youtube}
Este vídeo pode ser um bom ponto de partida para uma reunião de formação de catequistas.
Depois de ver o vídeo, comentar o que se viu e partilhar as impressões.
♦ Depois, dialogar sobre estas perguntas:
♦ Destas 10, quais as três mais urgentes?
♦ E que outras competências deve ter um catequista fora desta lista?
♦ Quais as frases com que concordas menos?
♦ Qual destas competências te custa mais
{tab=Ler o texto}
Quem é catequista fá-lo por gosto e por vocação. E queremos ser cada vez melhores nesta tarefa. Porque é o que Deus nos pede e os catequizandos precisam.
Aqui ficam 10 competências que deves dominar.
1 Variedade
Prepara as catequeses de forma variada. Usa as estratégias mais adequadas à idade e capacidades dos catequizandos do teu grupo. Gasta um pouco mais de tempo a preparar actividades diferentes e criativas.
2 Ver em profundidade
Quando olhas para uma criança ou adolescente, o que vês? Vê para além do que está à vista. Olha para lá do mau comportamento ou do desinteresse. Olha para cada catequizando como Deus olha para ela.
3 Objectivos
Dentro do grupo há muitas semelhanças. Mas cada um é como cada qual. Ao longo deste ano, qual a meta que gostarias que o Manuel atingisse? O que vais fazer para que a Carla e a família dela participem na missa todos os Domingos? Estabelece objectivos e prioridades para cada um dos teus catequizandos.
4 Encorajar
Dá a todos os catequizandos razões para gostar de estar na catequese. Que todos se sintam encorajados e inspirados. Que cada encontro de catequese seja uma experiência estimulante.
5 Corrigir
Faz pequenas alterações à tua catequese quando algo não está a correr bem. Muda o que tiveres de mudar para que seja mais fácil chegares à meta.
6 Amor para todos
Trata todos com amor e carinho. Mesmo quando se portam mal. Mesmo quando os pais do João foram malcriados contigo na última reunião de pais. Mesmo quando tu acordaste mal disposto.
7 Dificuldades
Identifica as dificuldades que cada um está a atravessar. Há dificuldades próprias da fé. Mas há problemas na escola, em casa, dificuldades de crescimento. Não é tua responsabilidade solucionares todos esses problemas. Mas deves saber o que está aa acontecer com cada um dos catequizandos. Procura uma solução personalizada.
8 Aliança com os pais
Sente que os pais são teus aliados nesta missão da catequese. Sim, há pais que não colaboram muito. Há pais que são exigentes demais. Convence-te que a maior parte dos pais quer o melhor para os seus filhos. Por isso, é natural uma aliança entre a catequese e a família.
9 Multitarefa
Liderar um grupo de catequese é como ser um malabarista. É preciso fazer muitas coisas ao mesmo tempo, sem deixar cair nada a chão. É preciso acolher e garantir a disciplina. Dialogar e cumprir horários. Contar anedotas e rezar. O catequista é um autêntico multitarefa.
10 Enviado
Tem sempre presente que tudo começa em Deus. É Deus, mais do que ninguém que quer estas crianças e adolescentes felizes na fé. E foi Ele que te chamou para o ajudares neste serviço. Não fazes catequese porque gostas de ensinar ou de fazer coisas. Não fazes catequese porque gostas das crianças do teu grupo. Fazes catequese, és catequista, porque Deus te chamou. Porque Deus conta contigo. Porque Deus te dá a força e a sabedoria para realizares esta missão.
{/tabs}