Este Ano Pastoral, o DAC vai ter como lema pastoral «Catequese: um serviço à Palavra de Deus». Este lema está em sintonia com o Plano Arquidiocesano de Pastoral que centra a nossa atenção na Palavra de Deus.
Nós, catequistas, sabemos que o ministério da Palavra é elemento fundamental da evangelização. Não haverá nunca verdadeira evangelização se o nome, a doutrina, a vida, as promessas, o Reino, o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus, não forem anunciados. Mesmo aqueles que já são discípulos de Cristo têm necessidade de ser alimentados constantemente com a Palavra de Deus para crescerem na sua vida cristã (Cf DGC 50).
É o serviço à Palavra de Deus que transmite a Revelação por meio da Igreja, valendo-se das «palavras» e «acções» humanas.
O Dia Arquidiocesano do Catequista é uma oportunidade para iniciarmos em festa este ano catequético, sintonizando com a Arquidiocese e adquirir alguma sensibilização e formação para o caminho que se avizinha.
O Dia começa com uma comunicação do Senhor D. António Couto intitulada «A Bíblia na Catequese», a que se seguem a realização de vários ateliês, nos quais cada catequista poderá participar. Cada ateliê tem a duração de 60 minutos, pelo que ao longo do dia poderá participar em vários deles, bem como descansar em Cristo Sacramentado, visitando-O, pois vamos ter Exposição do SS. Sacramento durante a realização dos ateliês.
Ateliês previstos são: Lectio Divina, Dança e Bíblia; Clown e Bíblia; Usar canções de fundo bíblico na catequese; Rezar a Bíblia dançando; Artes plásticas e Bíblia; Teatro e Bíblia; Identidade do catequista e Bíblia, A missa passo-a-passo, Catequese e Novas Tecnologias, Recursos Web e Catequese, A Bíblia com Jovens e Reunião de Pais.
O Dia termina com um momento de oração e com a alocução do Senhor Arcebispo Primaz, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga.