Erro # 1
O animador super-empenhado decide começar este ano cheio de entusiasmo. Este ano é que vai ser! Quer fazer mudanças radicais no seu apostolado.
É verdade que o começo de um novo ano escolar é uma oportunidade estratégica para melhorar o serviço de pastoral juvenil. Há, em muitos, a tentação de fazer uma limpea de balneário. Deitar fora tudo o que se fez antes e começar tudo de zero. Evita esta tentação a todo o custo!
Erro # 2
Animadores super-cautelosos acham que o novo ano já traz novidades que bastem. Decidem que um bom começo é deixar tudo como estava. Fazer o que sempre se fez e continuar a apostar no que funcionou bem no ano passado é a estratégia. Evita esta tentação a todo o custo!
Eu proponho um compromisso. Este ano continua a apostar naquilo que funcionou bem o ano passado. E, ao mesmo tempo, procura modificar algumas coisas que o melhorem.
Não estou a falar de mudanças cosméticas. Não basta mudar o logotipo do grupo ou pintares o cabelo de uma cor nova!
Encontrares uma nova dinâmica de apresentação ou comprares um projector de vídeo todo artilhado não vai renovar a qualidade das tuas propostas de pastoral juvenil.
É preferível gastares algum tempo a pensar em modificar aquilo que leve a mudanças profundas. Que leve a ter um impacto de longa duração sobre ti mesmo, sobre o teu grupo e sobre a tua comunidade.
Nos próximos dias, partilho aqui algumas pistas.