Com a duração de 1 dia, o E-vangelizar aposta na oferta de cerca de 30 workshops em diferentes áreas, dos quais o participante pode frequentar o máximo de 5. De forma dinâmica e autónoma, o participante estabelece, a partir das propostas e dos seus interesses, o seu “curriculum” formativo.
Numa festa salesiana e música é presença obrigatória e, por isso, o horário prevê, também, momentos musicais.
Este ano, as entidades organizadoras avançam com a realização de três edições em locais e datas diferentes. A primeira terá lugar no norte interior do país, em Mirandela, a 20 de Setembro. A segunda edição será a 4 de Outubro, no Porto, que no E-vangelizar 2012 reuniu 500 participantes. O Estoril, a 11 de Outubro receberá a terceira edição.
O lema escolhido pelas entidades organizadores é “Ir mais longe”, frase que se inspira nos apelos que o Papa Francisco tem feito desde o início do seu pontificado para que os cristãos saiam da sua zona de conforto e procurem levar a alegria de Cristo junto daqueles que ainda não o conhecem ou que porventura O conhecem mal.
O E-vangelizar deriva dos eventos “GPS” e “Forma[c]ação”, acções de formação que as Edições Salesianas promoveram entre 2007 e 2009 para lançar e promover o itinerário de formação para grupos de jovens, “GPS”.