Introdução
Bom dia ou Boa tarde!
Se formos procurar no dicionário, vida significa existência humana, maneira de viver, conjunto de hábitos e costumes. Mas esta vida de que nos falam os livros é muito diferente daquela que hoje queremos celebrar. Esta vida é aquela que brota de Jesus, da cruz de Jesus que acabámos de construir, do Dom que Ele nos permite descobrir e que nós descobrimos na sua morte e ressurrição.
Nesta festa da vida do 8º ano de catequese, celebramos a vida gerada na cruz e que é transformada pela acção do Espírito Santo, como aconteceu no cenáculo e que levou os apóstolos a anunciar o Reino de Deus a toda a gente, por todos os tempos.
Foi precisamente isso, no fundo, o significado do Pentecostes, que os adolescentes do 5º e 6º ano quiseram expressar, escrevendo nas faixas que se encontram no altar.
Olhemos então para a cruz, não como um sinal banal que é costume os cristãos fazerem mas como sinal de vida e de transformação interior.
Mas hoje queremos também alegrar-nos com a presença dos nossos pais, dos pais das crianças, adolescentes e jovens do nosso agrupamento. Também eles estão em festa. A actividade que eles prepararam e que logo da parte de tarde realizarão todos juntos será sinal desta vida que Cristo oferece e quer ver partilhada na amizade, no convívio, na boa disposição, no espírito de família autenticamente cristão presente no seio do nosso agrupamento.
Por fim, alegramo-nos ao ver também que os nossos catequistas são exigentes consigo próprios, a fim de nos poderem transmitir cada vez com mais profundidade o mistério desta vida de Jesus, com momentos de formação como hoje lhes serão reconhecidos com a entrega de um diploma.
Acolhamos, então, todos estes gestos de vida, coloquemo-los em cima do altar e celebremos com fé a vida nova, nesta eucaristia que nos conVIDA à VIDA.