{tab=Texto}
Continuamos a nossa série de vídeos sobre as seis tarefas da catequese. Neste terceiro vídeo descobrimos que a catequese quer iniciar aos sacramentos.
A experiência alegre e feliz que Jesus inaugurou pode ser encontrada por nós em muitos lugares. Os sacramentos são alguns desses lugares. Há ritos e vivências da Igreja que têm a capacidade de fazer acontecer, aqui e agora, o Reino inaugurado por Jesus.
A experiência salvadora de Jesus Cristo pode ser encontrada por nós hoje nos seus sacramentos. No baptismo é Cristo que nos baptiza e faz de nós filhos amados de Deus, como Ele. No crisma, é Cristo que nos confirma e nos envia o Espírito para a missão. Na Eucaristia é Cristo que Se dá, que nos alimenta e faz de nós membros do seu corpo. Na ordem é Jesus que age através dos seus sacerdotes. No matrimónio é Cristo que sustenta o amor dos esposos e é por esse amor revelado. Na reconciliação é Cristo que nos perdoa e nos faz capazes de vida nova. Na unção dos doentes é Cristo que nos fortalece e nos dá coragem para enfrentar as dificuldades e a doença.
A catequese inicia aos sacramentos. Prepara os catequizandos para os celebrar e viver com fruto. Mas não esquece que os sacramentos são, em primeiro lugar, uma acção de Deus.
A maneira de propor os sacramentos não os deve isolar da vida de cada dia. Iniciar aos sacramentos é iniciar a vivê-los no quotidiano. Vivemos o nosso baptismo em cada um dos nossos dias e em todos os lugares por onde passamos, na alegria de sermos filhos amados por Deus. Vivemos o nosso crisma testemunhando a força transformadora do Espírito Santo nas nossas ocupações e no contacto com todas as pessoas com quem nos cruzamos. Saímos mudados da Eucaristia; somos enviados a ser o Corpo de Cristo. A dar-Lhe a nossa voz, as nossas mãos, os nossos pés.
É evidente que os catecismos que usas falam sobre os sacramentos. Uns mais, outros menos. Mas a questão importante é se, de facto, iniciam a uma celebração proveitosa dos sacramentos. Quais seriam as boas práticas que ajudam os teus catequizandos a saborear melhor estes dons de Deus?
{tab=Vídeo}
{youtube}uzCN-UirwTs{/youtube}
{tab=Para dialogar}
Como avalias a forma como os catecismos dos primeiros anos inicial à Eucaristia e à Reconciliação?
Como é que os outros catecismos alimentam esta vontade de encontrar Cristo nos sacramentos?
Que sentido tem dizer que o “Baptismo imprime carácter”? O que é que o Baptismo mexe no nosso quotidiano?
{/tabs}