O terço como itinerário de oração familiar

MisteriosDaFe 400

O confinamento e a suspensão da vida comunitária nas paróquias, voltou a sublinhar a importância das famílias como Igreja-Doméstica. Mas a verdade é que nem todas estavam preparadas para assegurarem a continuidade da evangelização, até aqui depositada inteiramente na catequese, o ritmo celebrativo do ano litúrgico e a importância da oração como alimento da fé.

 Ao poucos, e à medida em que nos é possível refletir sobre as mudanças que a pandemia provocou – ou precisa de provocar! – na Igreja – novas propostas se vão fazendo e redescobrindo.

Neste artigo, recordamos a série de livros “Mistérios da Fé” um itinerário de oração familiar a partir da recitação do terço. São da autoria da Teresa Power, fundadora do Movimento Famílias de Caná e são fruto da experiência concreta de oração diária da sua família numerosa com 9 filhos, um deles no céu. 

É ela quem nos explica o que podemos encontrar neste itinerário que procura revitalizar a espiritualidade familiar. 

OS PRINCÍPIOS

1. O mandamento da educação

Um dos mandamentos mais bem guardado pelo povo bíblico é aquele a que eu chamo “o mandamento da educação”. Surge no Deuteronómio e marca o ritmo e a vida dos judeus desde o início. Aliás, é graças a este mandamento que as Escrituras chegaram até nós, atravessando séculos e séculos sem a palavra escrita, sem a imprensa, sem a catequese formal. Diz assim:
Escuta, Israel! O Senhor nosso Deus é o nosso único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças. E trarás no teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás muitas vezes a teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em casa ou andando pelos caminhos, quando te deitares ou te levantares.” (Deut 6, 4-7) E acrescenta: “Quando amanhã teu filho te perguntar: ‘Que significam estes mandamentos, estas leis e estes decretos que o Senhor nosso Deus vos prescreveu?’, então responderás ao teu filho.” (Deut 6, 20-21)
Os primeiros cristãos levaram à risca este mandamento. Nas suas casas, transformadas em verdadeiras Igrejas Domésticas, contavam as histórias de Jesus, relatos dos Evangelhos que passavam de boca em boca. Na sinagoga, que continuavam a frequentar, escutavam as profecias antigas e as histórias de Israel, fascinados por poderem constatar como Jesus as tinha verdadeiramente encarnado e cumprido. Os discursos dos Apóstolos nos Atos e em todas as Cartas insistem sempre neste ponto: Jesus veio para cumprir as Escrituras. Pedro, Paulo, João e todos os Apóstolos deleitavam-se na verificação de que Jesus realizava os belíssimos oráculos do Senhor e dava Corpo às mais antigas promessas feitas aos patriarcas. Certamente que os seus olhos brilhavam ao escutar as Escrituras antigas, agora que conheciam Jesus.
Entre todos os judeus maravilhados com a Encarnação das Escrituras em Jesus, ninguém ultrapassou o espanto orante da Sua Mãe. Maria, dizem-nos os Evangelhos, guardava no coração todos os detalhes da vida do seu Filho. As palavras dos salmos e dos profetas vinham-lhe naturalmente à memória ao contemplar cada episódio da vida de Jesus, e toda Ela transbordava gratidão ao ver cumprirem-se as Escrituras diante dos seus olhos extasiados.
A Igreja cresceu neste espanto diante da Palavra. Todos os dias, na missa, é-nos oferecido um Evangelho que vem iluminar oráculos antigos, canções, lendas, narrativas, contos, e História, a que chamamos Antigo Testamento. Entre um e outro, cantamos os salmos e o Hallel, como os judeus faziam e fazem até aos dias de hoje, para que tudo se transforme em oração.
O que foi que, entretanto, aconteceu? Quando foi que deixámos de contar as histórias novas e velhas aos nossos filhos, de transmitir a doutrina e a Palavra ao redor da mesa familiar? A verdade é que, quando “o mandamento da educação” perdeu a sua força, os filhos deixaram de saber o que perguntar, e os pais, o que responder. A Igreja Doméstica adormeceu.

A grande maravilha do Evangelho é que, para Deus, estamos sempre a tempo. Temos, como todas as gerações, o modelo perfeito para imitar e recuperar: a Mãe. A oração do Rosário foi-nos oferecida para que pudéssemos, como Maria, rezar a vida de Jesus, contemplá-la mistério a mistério, episódio a episódio, para nos maravilharmos diante da Palavra que se cumpre em cada momento.
Na minha casa foi assim que tudo começou…

2. Os mistérios bíblicos

Hora da oração familiar. Neste recanto acolhedor onde nos reunimos, diante de uma imagem de Maria com o Menino, um crucifixo, uma vela acesa e uma Bíblia aberta, preparamo-nos para rezar o Terço.
“Mãe, qual é a história hoje?” Perguntam os mais novos. E eu respondo que, hoje, é a história do nascimento de Jesus, ou a história da sua Paixão, ou talvez alguns episódios da sua vida pública, ou ainda, a história do que se passou a partir da sua Ressurreição. Cada conjunto de cinco mistérios conta uma história. Saberemos contá-la, nós também, assim partida em episódios pequeninos, aos nossos filhos? Saberemos escutá-la ao ritmo das ave-marias?
Mas as perguntas não terminam aqui. Porque cada mistério da vida de Jesus traz em si o pleno cumprimento de mistérios antigos, vividos por tantos outros personagens bíblicos. Com um bocadinho de atenção, de pesquisa, de oração, iremos aprender a relacioná-los. Quando o conseguimos, o espanto torna-se contemplação: Jesus é, realmente, a encarnação das Escrituras antigas!
De terço na mão, mistério a mistério, podemos crescer no conhecimento das Escrituras, desde o livro do Génesis ao Apocalipse e, como um puzzle imenso, tudo começará a fazer sentido. Sobretudo, a nossa própria vida, também ela apanhada no enredo desta magnífica aventura bíblica. Vamos a isso?
Tal como as Escrituras, também “Os Mistérios da Fé” foram primeiro Palavra vivida, desembrulhada com simplicidade no nosso cantinho de oração, serão após serão, quando nos reuníamos para rezar. A pesquisa que, durante o dia, eu ia fazendo, partilhava-a nesta hora sagrada, contagiando a família com o meu espanto: “Não imaginam o que hoje descobri!” Só mais tarde, estas descobertas familiares foram fixadas na escrita e, mais tarde ainda, num livro que podemos consultar e usar nas nossas casas.
Escolhi os vinte mistérios do Rosário como o fio condutor de todas as histórias que aqui conto. E escolhi o Rosário precisamente porque ele nos conta a história de Jesus, desde o anúncio do Anjo Gabriel até à glorificação de Nossa Senhora.

Para cada mistério, procurei nas Escrituras uma história antiga, uma promessa sagrada que Jesus viria, mais tarde, cumprir. A vida de Jesus deixa-se assim iluminar pela vida de algum rei, profeta, patriarca ou guerreiro antigo, e a vida destes heróis bíblicos ganha novos contornos à luz que sobre ela derrama o Evangelho. Ambas as passagens bíblicas se tornam então para nós num espelho divino, onde podemos contemplar a nossa própria vida e tomar consciência da missão a que fomos chamados.
Um mistério, três histórias: 

a) uma da vida de Jesus,

b) uma de algum outro personagem bíblico,

c) a minha própria história.

Vinte mistérios, e a nossa viagem atravessa os quatro Evangelhos e a maior parte dos outros livros da Bíblia, do Génesis ao Apocalipse, dos Salmos aos Profetas, dos Reis aos Atos.
Temos, então, um livro precioso entre as mãos. Como o podemos utilizar?

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Mais recursos

Todas
Recursos 502
Oração 174
Músicas 0
Técnicas e Dinâmicas 31
Pentecostes-1
Pentecostes ou as línguas de fogo
O livro "Da mão para o coração - 5 minutos de criatividade para a Bíblia" sugere uma atividade para se...
6 dicas Tempo Pascal
Seis ideias para dinamizar o Tempo Pascal

Há diversas formas de convidar a comunidade a celebrar a Páscoa.

Dia do Pai
Dia do pai - celebração familiar
Este dia celebra-se no dia 19 de março, porque é o dia de S.José. Sugerimos esta breve celebração antes...
5 dicas para a Quaresma
5 dicas para dinamizar a Quaresma
Neste artigo, damos-te cinco dicas para dinamizares a Quaresma, envolvendo as crianças e famílias da...
Dramatização do Evangelho
Dramatização do Evangelho
A dramatização é uma das linguagens possíveis para anunciar o Evangelho. No teatro, comunicamos com o...
Como lidar com fracasso catequese
Como lidar com o fracasso na catequese?

Às vezes, as coisas correm mal. Como reagir?

Festa da Gratidão
Festa da Gratidão - Encerramento do ano
Quando termina um ano de atividades, é oportuno que a comunidade se reúna para agradecer. A este momento...
Meditação vocacional a partir do sim de Maria
O sim de Maria - meditação vocacional
O texto da Anunciação do Senhor (Lc 1, 26-38) conta-nos o momento em que o Anjo anunciou a Maria que...