quinta-feira

 

Palavra

«Ficai connosco, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite». Jesus entrou e ficou com eles. E quando Se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-n’O. Mas Ele desapareceu da sua presença.

 

Depois da partilha de um caminho e da explicação das Escrituras, os dois discípulos convidam o desconhecido a partilhar também a noite. Jesus aceita a hospitalidade e fica com eles. E é no momento da refeição e do partir do pão que eles o reconhecem. Mas é também aí que, tão inesperadamente como apareceu, ele desaparece.

 

Meditação

Sou capaz de convidar Jesus para entrar na minha na minha vida e ficar comigo? Não basta partilhar caminho e Palavra. É necessário partilhar também a noite, as minhas debilidades. É necessário partilhar a intimidade da Eucaristia. É também aí que ele se dará a reconhecer. E será aí também que ele desaparecerá para que possa continuar a ser um mistério para mim.

 

Oração

Fica comigo, Senhor. Ainda que eu não te convide a entrar na minha vida, fica comigo. Ainda que o meu coração seja indiferente, fica comigo. Ainda que eu persista na minha cegueira, fica comigo. Ainda que eu seja surdo à tua Palavra, fica comigo. Ainda que eu me esqueça de ti, fica comigo. E quando menos esperar talvez me abra e te reconheça como Deus misericordioso e fiel.

 

Acção (inspirada no livro ‘Viver é ser amado’, de Henri Nouwen)

Traduzo na minha vida os gestos de Jesus com o pão, ou seja, vou procurar deixar que o Senhor tome a minha vida nas suas mãos, a abençoe, a parta e a entregue aos outros, para que eles possam ter mais vida. Assim, hoje, viverei sendo eucaristia para os outros.

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6