3 de Maio – Sábado
Com Maria permanecemos fiéis a Jesus
Saudação Inicial:
Presidente: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Assembleia: Ámen.
Presidente:A graça de Jesus Filho de Deus e de Maria esteja sempre connosco.
Assembleia: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Admonição Inicial:
Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Estar com Maria é agarrar com alegria o desafio da disponibilidade para o serviço fiel a Jesus.A riqueza da diversidade dos dons com que Deus presenteou o homem exige dele a partilha com os outros homens desses mesmos dons. Todo o homem é, ao mesmo tempo, rico e pobre; tem necessidade de partilhar da riqueza dos dons dos outros homens e tem imensas riquezas para partilhar com os outros. Ninguém é tão pobre que não tenha algo para partilhar com os outros e ninguém é suficientemente rico que não necessite de alguma coisa dos outros.
Maria foi capaz de abrir o seu coração ao humanamente incompreensível, ao mistério; entregou-se a Deus, sem condições, na sua simplicidade. Bastou perceber o desafio de Deus e disse sim, continuadamente, na alegria do Natal, no silêncio do dia a dia, na angústia do Calvário e, depois, na coragem do anúncio do Filho Ressuscitado.
Também a nós, a cada um de nós Deus nos faz, cada dia, este mesmo desafio: umas vezes pede-nos coragem para denunciar…. E há tanta coisa à espera da nossa voz para ser denunciado!…; outras vezes indica-nos o silêncio para podermos escutar o sofrimento dos que não têm voz; outras vezes ainda Deus quer a nossa a alegria para fazer festa e contagiar com ela a tristeza que não faz sentido.
Ser fiel, como Maria e com Maria, é abrir as mãos em gesto de acolhimento e dizer “fiat”, faça-se em mim segundo a tua palavra.
Recitação do Terço
1º Mistério:
Neste mistério pensemos na alegria de Nossa Senhora ao contemplar Jesus Ressuscitado. O que seria, de alegria, gáudio e ternura o encontro dos dois! Alegra-te Virgem Maria, pois Aquele que mereceste trazer no teu ventre, ressuscitou. Alegra-se Nossa Senhora, pois agora cumprem-se as promessas do anjo no dia da Anunciação. Rainha do Céu, alegrai-vos. Aleluia. O vosso filho está vivo e glorioso. De verdade, agora que é vencedor da morte e do pecado, o seu Reino não terá fim. Doravante, ela não é a Mãe do Crucificado, mas do Cristo da glória. Louvemos Maria, serva fiel, glorifiquemo-la pela ressurreição de seu filho. Nós, famílias comprometidas que acolheram o dom da luz do Ressuscitado, partilhemos com ela as alegrias pascais e aprendamos também com ela a sermos fiéis ao dom desta vida nova de Jesus.
2° Mistério:
Neste mistério, meditemos na ressurreição de Jesus como a fonte da nossa paz e alegria, da nossa fé e salvação. Se Ele não tivesse ressuscitado, a sua morte teria sido um fracasso. Mas Ele está vivo, glorioso, triunfante, cheio de glória e poder. Daí que os cristãos devem viver a alegria do ressuscitado, pois nascemos na manhã da Páscoa. Não somos profissionais da tristeza. Temos que ser discípulos alegres de Jesus Ressuscitado, testemunhas vivas do Cristo pascal. Nós, famílias que acolheram a luz do Ressuscitado, partilhemos com os outros esta certeza jubilosa de Jesus vivo e ressuscitado entre nós.
3º Mistério:
Neste mistério, meditemos neste Jesus ressuscita e que está presente no meio de nós. É preciso abrir os olhos da fé para O encontrar, para O reconhecer nas suas diversas presenças. Presente na Palavra que é letra viva, que tem energia divina. Presente em cada homem e em cada mulher, que são verdadeiros Cristos vivos, onde posso e devo encontrar o Ressuscitado. Presente na Eucaristia, no Pão vivo que se toma fonte de vida e ressurreição. Presente na Igreja, Povo de Deus, sua Esposa, seu Corpo Místico. Presente na autoridade da Igreja, na Hierarquia, naqueles que em seu Nome estão constituídos em autoridade. Presente na vida, nos acontecimentos, nas circunstâncias. O viver do cristão tem de ser esta comunhão e intimidade com Cristo. Sem Ele, que é a vida, não há cristianismo, graça, santidade, não há famílias cristãs e solidárias.
4º Mistério:
Neste mistério, meditemos na Páscoa que, pela palavra de Jesus e pela força do Espírito, se tornou a fonte do envio, origem da missão. Em quase todas as aparições, Jesus envia, manda que se vá por todo o mundo, dá à Igreja a missão evangelizadora, o sentido missionário. Celebrar a Páscoa tem de significar tornar-se evangelizador, ir dizer aos irmãos a Boa-Nova do Evangelho. Daí que o cristão que não é apóstolo não cumpre a sua missão, não realiza a obra do Reino. Que nenhum de nós, nenhuma das nossas famílias, por cobardia, comodismo, medo, deixe de ser apóstolo, deixe de comunicar aos outros o verdadeiro Evangelho da vida.
5º Mistério:
Neste mistério, pensemos que cada dia deve ser Páscoa nas nossas vidas. Passar do pecado à graça, do ódio ao amor, do orgulho à humildade, da soberba ao despojamento, da mentira à verdade, duma oração frouxa e tíbia a um compromisso mais audaz e comprometido. Se não há esta passagem não há Páscoa, não há sol dentro de nós. S. João afirma que: quem ama passa da morte à vida. Cada acto de amor é verdadeira ressurreição nas nossas vidas. Ao amar libertamo-nos, ou melhor, deixamos Deus libertar-nos. Só quem ama vive em Deus, está em contínua Páscoa, em aleluias vividos. Peçamos neste mistério pelas nossas famílias sedentas de amor ou que não cultivam verdadeiramente este amor, este serviço à vida.
P- Três Ave Marias a Nossa Senhora para que cada vez mais nos sintamos chamados a viver à luz da Palavra de Deus.
Ave Maria…
P- Salve Rainha…
Evangelho
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Em verdade, em verdade vos digo:
Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome,
Ele vo-lo dará.
Até agora não pedistes nada em meu nome:
pedi e recebereis,
para que a vossa alegria seja completa.
Tenho-vos dito tudo isto em parábolas
mas vai chegar a hora
em que não vos falarei mais em parábolas:
falar-vos-ei claramente do Pai.
Nesse dia pedireis em meu nome;
e não vos digo que rogarei por vós ao Pai,
pois o próprio Pai vos ama,
porque vós Me amastes
e acreditastes que Eu saí de Deus.
Saí de Deus e vim ao mundo.
agora deixo o mundo e vou para o Pai».
Palavra da salvação.
Breve silêncio
Preces
P- Oremos à Virgem Santíssima de Fátima, poderosa Mãe de Deus e dos Homens, pedindo-lhe:
Virgem Santíssima, rogai por nós.
1. Virgem fiel, que trouxeste nos braços o Menino Deus, velai sobre as crianças da nossa comunidade, portadoras de vida e de futuro. Oremos.
2. Virgem fiel, que orientastes Jesus adolescente, cuidai dos nossos jovens e orientai-os também na fidelidade à sua vida. Oremos.
3. Virgem fiel, que experimentastes os caminhos os caminhos do exílio, compadecei-vos dos que vivem sem casa e longe da sua terra. Oremos.
4. Virgem fiel, que enfrentastes a tirania de Herodes, sede Mãe das vítimas das injustiças. Oremos.
Oração conclusiva
P. Deus de bondade e fonte de vida, escutai a nossa oração que fazemos por Maria, a mulher e mãe solícita e atenta à vida, mesmo nos momentos mais difíceis. Dai-nos a graça de sabermos ser fiéis e respeitar este dom maravilhoso. PNSJC
P- O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.
A– Ámen.
P- Bendigamos ao Senhor.
A- Graças a Deus.