Segundo a nota introdutória da coordenação da Pastoral dos Jovens é questionado: Compromisso, caminho de conversão ou convertidos e, por isso, capazes de compromisso(s)?.
Apesar de considerarem a pertinência da questão, os responsáveis deixam claro não ser sua intenção deterem-se em questões filosóficas, pois parece- lhes que no jovem estas realidades vivem juntas e auxiliam- se mutuamente.
O jovem, quando se sente envolvido em projectos e actividades acaba por estar mais receptivo aos valores que se lhe propõe e, gradualmente, vai-se moldando, convertendo-se, frisa a mesma nota.
Ao propor-se tal meta, a pastoral quer concluir o itinerário encetado há dois anos: Juventude de Braga com ano pastoral programado Ser Filho de Deus, Escutar a Sua Palavra e Converter-se e caminhar em sintonia com a Arquidiocese que aponta a família como dom e compromisso.
Para o Ano Pastoral que se iniciará em Setembro, os responsáveis afirmam que gostariam de ajudar os responsáveis pela animação dos grupos de jovens a apaixonarem-se pela nobreza da missão evangelizadora que a Igreja lhes confia como dom do Espírito Santo derramado em cada um.
Para tal, temos consciência de que precisamos continuar a apostar na formação dos nossos animadores e, ao mesmo tempo, auxiliá-los com meios que lhes permitam caminhar com os seus grupos num ambiente de entusiasmo e compromisso», salienta a coordenação.
Por isso mesmo, será lançado o projecto GPS, um itinerário de três anos para grupos pós-crisma, que não se tratando de um catecismo, no sentido clássico do termo, tem como meta a definição da identidade de cada jovem, como seguidor de Jesus Cristo, levando-os ao crescimento e maturação da fé. Este passo ajudará a cimentar, nos diversos responsáveis pela animação de jovens, a urgência da formação de animadores.
Formação de animadores é urgente
Entre os objectivos específicos do novo programa pastoral, a equipa arquidiocesana sublinha a necessidade de sensibilizar as equipas arciprestais da Pastoral de Jovens para a necessidade da formação de animadores. Por outro lado, para que se consiga um maior cumprimento do plano de actividades é apontado que deve continuar a promover- se a aproximação das equipas e movimentos juvenis ao Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens e, com tudo isto, fomentar nos jovens o sentimento de pertença e unidade eclesial. Como linhas de acção, os responsáveis apontam que é preciso dar continuidade ao projecto de formação de animadores, lançar o projecto GPS como auxílio aos animadores e grupos de jovens e promover o encontro de animadores.
Projecto GPS para conduzir vida espiritual dos jovens
A Arquidiocese de Braga prepara-se para lançar, no próximo Ano Pastoral, o Projecto GPS. Trata-se, segundo avançou a equipa coordenadora diocesana, de um itinerário de três anos para grupos pós-crisma. Não se tratando de um catecismo, no sentido clássico do termo, o GPS tem como meta a definição da identidade de cada jovem, como seguidor de Jesus Cristo», afirmam os responsáveis. O projecto procura responder à necessidade da falta de propostas sérias que permitam aos jovens continuar a sua caminhada.
O itinerário é dirigido a jovens com Fé e caminhada de catequese, motivados para assumir a sua identidade cristã. As idades dos destinatários estão compreendidas entre os 16 e os 20 anos.
Como estratégias, o Projecto GPS estrutura a sua dinâmica em três vectores: grupo como lugar de aprendizagem; valorização da experiência; e oração.
Entendemos o grupo como lugar da acção, como laboratório da Fé e da vida cristã que o jovem procura sistematizar, referem os coordenadores.
> Como os grupos mudam ao longo do tempo, o GPS, atento a esse facto, propõe temas e actividades coordenadas com as diferentes fases do grupo.
Por outro lado é referido que o activismo e o calendário de actividades avulsas não conduzem ao amadurecimento da Fé.
Por isso, a estratégia do GPS valoriza as experiências concretas como plataforma de evolução: por um lado, reforça a relação entre os membros, e, por outro, promove a realização da missão eclesial. Não se trata de propor para entreter, mas antes de fazer para crescer, sublinha a equipa coordenadora.
As experiências de sucesso da Pastoral Juvenil mostram que a oração é um espaço de aprendizagem e elaboração de sínteses de Fé. É no encontro com Deus que o jovem se encontra a si mesmo. É na oração que o grupo se encontra e ganha força para sair em missão. Assim, o Projecto GPS não vê a oração como apêndice dos encontros, nem como um momento alienante e catalizador do choro.
Já está também definido o perfil do animador do projecto. Segundo a equipa coordenadora diocesana, o GPS será orientado com um adulto na Fé, que tenha experimentado a força e o sabor que o Evangelho dá à sua vida. Um animador com sentido vocacional, educativo e eclesial. Alguém que aposta forte nas relações e no acompanhamento individual de cada um. Com formação e com vontade de continuar num processo formativo.
O GPS, enquanto itinerário de jovens contempla quatro livros base: um livro zero, para o animador, onde está explicada toda a estratégia e dinâmicas do itinerário; e mais três livros, um para cada ano do percurso traçado pelo projecto.
Para além dos livros, o GPS prevê uma plataforma online de apoio aos grupos e animadores, onde poderão encontrar propostas e recursos complementares, bem como um espaço de discussão e acompanhamento e ajuda na superação das dificuldades. Por último, é referido que o Projecto GPS não enuncia uma espiritualidade, assumindo, no entanto, algumas opções ao delinear o perfil do crente do séc. XXI.
Calendarização Pastoral
15 de Setembro de 2007 Conselho Arquidiocesano da Pastoral de Jovens
6 de Outubro de 2007 Apresentação do Projecto GPS
27 de Outubro de 2007 Festival Ecuménico Jovem (Viana do Castelo)
28 de Dezembro de 2007 Ceia de Natal
26 de Janeiro 2008 Conselho Arquidiocesano da Pastoral de Jovens
6 de Abril de 2008 Dia Arquidiocesano da Juventude
3 e 4 de Maio de 2008 Fátima Jovem
28 de Junho 2008 Conselho Arquidiocesano da Pastoral de Jovens
15 a 20 de Julho de 2008 Jornada Mundial da Juventude (Sydney – Austrália)
19 de Julho de 2008 Festival Arquidiocesano da Canção Jovem