Pastoral juvenil em Braga

Segundo notícia da Ecclesia a pastoral juvenil de Braga já está em andamento para o próximo ano.

A Pastoral de Jovens de Braga já tem definido o programa a cumprir a partir de Setembro e até Julho de 2008, período correspondente ao novo ano pastoral. A calendarização das actividades e a mensagem da equipa coordenadora está disponível para consulta em www.diocese-braga.pt/pastoraljovens.

Segundo a nota introdutória da coordenação da Pastoral dos Jovens é questionado: Compromisso, caminho de conversão ou convertidos e, por isso, capazes de compromisso(s)?.
Apesar de considerarem a pertinência da questão, os responsáveis deixam claro não ser sua intenção deterem-se em questões filosóficas, pois parece- lhes que no jovem estas realidades vivem juntas e auxiliam- se mutuamente.

O jovem, quando se sente envolvido em projectos e actividades acaba por estar mais receptivo aos valores que se lhe propõe e, gradualmente, vai-se moldando, convertendo-se, frisa a mesma nota.
Ao propor-se tal meta, a pastoral quer concluir o itinerário encetado há dois anos: Juventude de Braga com ano pastoral programado Ser Filho de Deus, Escutar a Sua Palavra e Converter-se e caminhar em sintonia com a Arquidiocese que aponta a família como dom e compromisso.

Para o Ano Pastoral que se iniciará em Setembro, os responsáveis afirmam que gostariam de ajudar os responsáveis pela animação dos grupos de jovens a apaixonarem-se pela nobreza da missão evangelizadora que a Igreja lhes confia como dom do Espírito Santo derramado em cada um.
Para tal, temos consciência de que precisamos continuar a apostar na formação dos nossos animadores e, ao mesmo tempo, auxiliá-los com meios que lhes permitam caminhar com os seus grupos num ambiente de entusiasmo e compromisso», salienta a coordenação.

Por isso mesmo, será lançado o projecto GPS, um itinerário de três anos para grupos pós-crisma, que não se tratando de um catecismo, no sentido clássico do termo, tem como meta a definição da identidade de cada jovem, como seguidor de Jesus Cristo, levando-os ao crescimento e maturação da fé. Este passo ajudará a cimentar, nos diversos responsáveis pela animação de jovens, a urgência da formação de animadores.

Formação de animadores é urgente

Entre os objectivos específicos do novo programa pastoral, a equipa arquidiocesana sublinha a necessidade de sensibilizar as equipas arciprestais da Pastoral de Jovens para a necessidade da formação de animadores. Por outro lado, para que se consiga um maior cumprimento do plano de actividades é apontado que deve continuar a promover- se a aproximação das equipas e movimentos juvenis ao Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens e, com tudo isto, fomentar nos jovens o sentimento de pertença e unidade eclesial. Como linhas de acção, os responsáveis apontam que é preciso dar continuidade ao projecto de formação de animadores, lançar o projecto GPS como auxílio aos animadores e grupos de jovens e promover o encontro de animadores.

Projecto GPS para conduzir vida espiritual dos jovens

A Arquidiocese de Braga prepara-se para lançar, no próximo Ano Pastoral, o Projecto GPS. Trata-se, segundo avançou a equipa coordenadora diocesana, de um itinerário de três anos para grupos pós-crisma. Não se tratando de um catecismo, no sentido clássico do termo, o GPS tem como meta a definição da identidade de cada jovem, como seguidor de Jesus Cristo», afirmam os responsáveis. O projecto procura responder à necessidade da falta de propostas sérias que permitam aos jovens continuar a sua caminhada.

O itinerário é dirigido a jovens com Fé e caminhada de catequese, motivados para assumir a sua identidade cristã. As idades dos destinatários estão compreendidas entre os 16 e os 20 anos.

Como estratégias, o Projecto GPS estrutura a sua dinâmica em três vectores: grupo como lugar de aprendizagem; valorização da experiência; e oração.

Entendemos o grupo como lugar da acção, como laboratório da Fé e da vida cristã que o jovem procura sistematizar, referem os coordenadores.
> Como os grupos mudam ao longo do tempo, o GPS, atento a esse facto, propõe temas e actividades coordenadas com as diferentes fases do grupo.

Por outro lado é referido que o activismo e o calendário de actividades avulsas não conduzem ao amadurecimento da Fé.
Por isso, a estratégia do GPS valoriza as experiências concretas como plataforma de evolução: por um lado, reforça a relação entre os membros, e, por outro, promove a realização da missão eclesial. Não se trata de propor para entreter, mas antes de fazer para crescer, sublinha a equipa coordenadora.

As experiências de sucesso da Pastoral Juvenil mostram que a oração é um espaço de aprendizagem e elaboração de sínteses de Fé. É no encontro com Deus que o jovem se encontra a si mesmo. É na oração que o grupo se encontra e ganha força para sair em missão. Assim, o Projecto GPS não vê a oração como apêndice dos encontros, nem como um momento alienante e catalizador do choro.

Já está também definido o perfil do animador do projecto. Segundo a equipa coordenadora diocesana, o GPS será orientado com um adulto na Fé, que tenha experimentado a força e o sabor que o Evangelho dá à sua vida. Um animador com sentido vocacional, educativo e eclesial. Alguém que aposta forte nas relações e no acompanhamento individual de cada um. Com formação e com vontade de continuar num processo formativo.

O GPS, enquanto itinerário de jovens contempla quatro livros base: um livro zero, para o animador, onde está explicada toda a estratégia e dinâmicas do itinerário; e mais três livros, um para cada ano do percurso traçado pelo projecto.

Para além dos livros, o GPS prevê uma plataforma online de apoio aos grupos e animadores, onde poderão encontrar propostas e recursos complementares, bem como um espaço de discussão e acompanhamento e ajuda na superação das dificuldades. Por último, é referido que o Projecto GPS não enuncia uma espiritualidade, assumindo, no entanto, algumas opções ao delinear o perfil do crente do séc. XXI.

Calendarização Pastoral

15 de Setembro de 2007 – Conselho Arquidiocesano da Pastoral de Jovens

6 de Outubro de 2007 – Apresentação do Projecto GPS

27 de Outubro de 2007 – Festival Ecuménico Jovem (Viana do Castelo)

28 de Dezembro de 2007 – Ceia de Natal

26 de Janeiro 2008 – Conselho Arquidiocesano da Pastoral de Jovens

6 de Abril de 2008 – Dia Arquidiocesano da Juventude

3 e 4 de Maio de 2008 – Fátima Jovem

28 de Junho 2008 – Conselho Arquidiocesano da Pastoral de Jovens

15 a 20 de Julho de 2008 – Jornada Mundial da Juventude (Sydney – Austrália)

19 de Julho de 2008 – Festival Arquidiocesano da Canção Jovem

 

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Noticia Webinar Emaus Salesianos Editora
Viver os Sacramentos: novos materiais catequéticos para a adolescência
A Salesianos Editora promoveu um webinar para apresentar os novos materiais catequéticos para o 7º ano...
Dia Mundial do Livro celebrado pela Salesianos Editora em 2023
Campanha de descontos - Dia Mundial do Livro 2023
O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril. Associamo-nos a esta festa, com o lançamento de uma...
Cavaleiro da Imaculada tem novo Diretor
Cavaleiro da Imaculada com novo Diretor
O Pe. David Teixeira, sdb, assumiu a direção do Cavaleiro da Imaculada, publicação mensal da Salesianos...
Agarrados-a-net
Agarrados à net, mas seguros no amor dos pais
No passado dia 14 de março, pelas 21h30, a Salesianos Editora em parceria com o projeto “Agarrados à...

Últimas

Pesquisa