Os novos recursos serão elaborados a partir do “Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias”, um documento que é o novo referencial para a catequese em Portugal.
Nas palavras de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da CEECDF, esta parceria “vem efetivar uma colaboração de longa data entre as duas instituições na educação cristã em Portugal.”
Do lado dos Salesianos, o superior da Província, padre José Aníbal Mendonça, reforça que o protocolo é uma experiência de sinodalidade, e, também, “o reconhecimento, da parte da Igreja, do trabalho que temos vindo a desenvolver na área da catequese”.
A elaboração dos materiais será coordenada pelo Pe. Rui Alberto, diretor editorial da Salesianos Editora que sublinha a importância do uso das ferramentas digitais mas, sobretudo, realça a importância de que é fundamental “dilatar o coração das novas gerações para que aí brote a interrogação e o espanto e se perceba que esta vida, de que fala o evangelho vem do próprio Jesus”.
Esta parceria prevê que os materiais sejam editados de forma faseada, tendo sido dada prioridade à elaboração dos recursos para os 7º e 9º anos de catequese, de forma a estarem disponíveis para o ano pastoral 2023/24.
Fonte da notícia: educris.pt / Créditos da imagem: educris.pt