Partilhamos mais abaixo uma galeria de fotografias que retiramos da internet com óptimas sugestões para ambientar diferentes espaços da comunidade, durante o tempo da Quaresma.
{slider=Igreja}
Durante a Quaresma, muitas comunidades optam por retirar as imagens dos altares ou cobri-las com panos negros.
Nas imagens 1, 2 e 3 podemos ver outras formas de ambientar a Igreja que transmitem as mesmas ideias contenção e reflexão. Ao substituir as flores por ramagens e paus sem folhas, e colocando pedras junto dos vasos, recriamos a paisagem de deserto. Panos em tom creme saídos dos vasos reforçam a ideia da aridez do caminho. Os tecidos roxos remetem para a cor dos paramentos litúrgicos do tempo quaresmal.
{/slider}
{slider=Símbolos Celebrações Penitenciais}
Nas imagens 4, 5, 6, 7/8 encontramos alguns símbolos que podem ser usados em celebrações penitenciais.
Uma cruz que se preenche de luz no fianl da reconciliação, recorda-nos que é na graça do perdão que reencontramos a misericórdia de Deus.
A cruz composta por diferentes pedaços de cartolina (imagem 5) pode ser construída à medida que os penitentes se reconciliam. Podem inclusive escrever uma mensagem ou uma oração antes de a depositar no espaço que, para facilitar, deverá ter desenhados os rebordos das diferentes peças.
A cruz feita de tiras de papel (imagem 6) é ideal para uma celebração ou actividade na catequese da infância. Em conjunto, podem ir decorando o papel branco recortado em forma de cruz que ganha uma nova vida quando colocada contra a luz. Se a sala de catequese tiver janelas é uma belíssima maneira de as decorar porque se assemelham a vitrais.
As imagens 7 e 8 mostram as duas fases de uma técnica que também pode resultar muito bem numa celebração penitencial. Primeiro, recorta-se uma cruz em cartolina. Com tintas de óleo e alternando as cores para surtir mais efeito, pinta-se todo o rebordo da cruz. Depois, coloca-se a cruz sobre uma folha branca, fixando-a para se manter sempre no mesmo sítio. No final da reconciliação, cada um é convidado a chegar junto a cruz e espalhar parte da tinta da cruz para a folha branca. No final, retira-se a cruz em cartolina e conseguimos ficar com uma outra cruz que irradia cor e vida. O perdão e contributo de todos foi a forma de termos conseguido esta nova cruz. O perdão fica também associado à cor com que cada um terá ficado nas mãos. No final, todos terão as mãos pintadas, porque foram perdoados.
{/slider}
{slider=Cantinhos de Oração}
Os cantinhos da oração podem ser criados na sala da catequese ou em casa. Para os decorar de forma especial durante o tempo da Quaresma o uso de pedras, areia e coroa de espinhos tem uma grande carga simbólica. As velas, objectos que associamos naturalmente à oração, ficam assim inseridas num ambiente que nos recorda o deserto, a interioridade e o sofrimento de Cristo.
{/slider}
Esperamos que esta reclha de imagens te inspire e te ajude a decorar com mais sentido e significado os diferentes espaços da comunidade.
Por favor, não te esqueças de votar e comentar este artigo. Obrigada!