Relíquias de Alexandrina de Balasar na Sé de Braga (Agência ecclesia)

As relíquias de Alexandrina Maria da Costa, beatificada este ano por João Paulo II, em Roma, estão expostas desde o dia 1 de Novembro para veneração numa das capelas dos claustros da Sé de Braga. Até agora só havia relíquias na igreja de Balasar, onde Alexandrina está sepultada, e no Vaticano.

O relicário, colocado junto ao altar-mor da catedral, foi transportado em procissão para a capela das relíquias no final da missa da festa de Todos os Santos, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, que anunciou a realização de um congresso teológico, em Outubro de 2005, sobre a vida e obra de Alexandrina de Balasar.
Foi uma “mulher mística” porque “viveu em permanente intimidade com Deus” e “eucarística” – referiu o Arcebispo Primaz na homilia, resumindo a vida da beata Alexandrina de Balasar. «Ainda hoje os teólogos se admiram com o que ela escreveu e ditou», afirmou o prelado, justificando a realização daquela iniciativa.
D. Jorge Ortiga recordou que Alexandrina Maria da Costa, que faleceu em 13 de Outubro de 1955, passou os últimos treze anos alimentando-se apenas da hóstia consagrada (Comunhão) que lhe era levada por um sacerdote. Evocou este facto, confirmado por médicos, para afirmar que a Eucaristia deve marcar a vida de todos os cristãos. «É impossível ser cristão, hoje, sem este alimento», sinal da «presença de Deus no meio de nós», disse o Arcebispo Primaz.
Recordou que a Arquidiocese de Braga está a viver um ano vocacional e também, este por proposta do Papa João Paulo II, um ano eucarístico. «Graças a Deus — afirmou D. Jorge Ortiga —, ainda temos muitas eucaristias e muitas igrejas com adoração eucarística», mas «falta que sejam mais frequentadas» e «melhor celebradas e vividas». Só assim a Eucaristia, da qual nasce a Igreja — como explicou recentemente o Santo Padre numa encíclica —, terá implicações na «vida pessoal, profissional e eclesial» de quem se diz cristão.

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Noticia-Apresentacao-Rezar-com-Maria
Apresentação do livro "Rezar com Maria"
"Rezar com Maria", o 11º livro de Paulo Costa, pela Salesianos Editora, foi apresentado em Santa Maria...
NOTICIA-PEDROSA-FERREIRA
Faleceu Pe. Pedrosa Ferreira
Partiu para o Pai, a 22 de abril de 2024 um dos nomes incontornáveis da catequese, em Portugal. Salesiano...
Dia do Livro 2024 Noticia
Descontos - Dia Mundial do Livro 2024
O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril. Associamo-nos a esta festa, com o lançamento de uma...
Rui Alberto Ecclesia
Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”
O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar...

Últimas

Pesquisa