Salesianos em Timor

Instituições católicas sob ataque em Timor.

O Centro salesiano de Comoro, que junto com as FMA – Filhas de Maria Auxiliadora, está dando asilo a muitos refugiados, esteve no centro dos noticiários dos últimos dias.
Chegou à ilha um contingente de mais de 1.500 soldados australianos e algumas centenas da Nova Zelândia, a fim de controlar a difícil situação criada em Dili.
Algumas fontes australianas documentam a situação perigosa em que vive a comunidade salesiana enquanto empenhada em socorrer a milhares de pessoas.
Segunda-feira, 29 de maio, foi um dia difícil. O chefe executivo da “World Vision”, pastor australiano batista, Rev. Tim Costello, declarou: “A nossa gente está sob fogo; o seu acampamento foi feito evacuar. É muito o trabalho de dar comida e água a mais de 25.000 refugiados distribuídos em três campos – um nos salesianos; os outros dois em outros institutos –, pois agora poderiam correr perigo e que deveremos talvez abandonar por motivos de segurança”.
“Cathnews”, revista católica, e o “Sydney Morning Herald” reportam: “O responsável pela missão salesiana foi atacado a pedradas enquanto acompanhava as vítimas de um choque a tiros, a um hospital”.
O “Sydney Morning Herald” fala que alguns minutos depois da saída das tropas de paz australianas da missão católica salesiana, explodiu o desencontro a fogo. Duas pessoas ficaram feridas: uma no abdômen e outra na perna.
O responsável pela missão salesiana, sr. Adriano de Jesus, salesiano irmão, disse que o contingente militar australiano, que estava velando pela missão, recebeu ordens de abandonar o posto. “Pedimos que o não fizessem – declarou o sr. Adriano – mas responderam-nos que deviam obedecer. Logo depois teve início a luta em que duas pessoas ficaram feridas”.
O veículo que estava levando os dois feridos ao hospital, foi atingido por uma saraivada de pedras.
A procuradoria australiana “Missões Salesianas” deu início a uma campanha nacional em favor dos refugiados de Timor Leste. “Os timorenses devem ser ajudados e agora mais do que nunca”, disse o sr. Michael Lynch, salesiano coadjutor, coordenador da campanha de solidariedade.
Ontem, Bento XVI, no encerramento da audiência semanal, dirigiu um apelo de paz em favor de uma “nação dividida pela tensão e pela violência, que já causaram vítimas e destruição”.
(Em ANS News)

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Visita-pe-Juan-Godoy
Salesianos Editora recebe visita do Conselheiro do Reitor-Mor
O encontro contou com a presença dos colaboradores da Salesianos Editora e da Livraria do Porto, do diretor...
Artigo-Evangelizar-Porto
Evangelizar/25 Porto – Mais de 600 participantes olham mais longe
Os Salesianos do Porto acolheram, nos dias 4 e 5 de outubro, as duas edições a Norte do Evangelizar 2025,...
E-vangelizar-25-ESTORIL
E-vangelizar/25: Bispo D. Rui Gouveia desafia Catequistas a "Olhar para Longe"
No passado dia 20 de setembro, os Salesianos do Estoril acolheram a primeira edição do E-vangelizar/25,...
Visita_pe-Joao_brito_F
Pe. João de Brito visita Salesianos Editora e reafirma compromisso com a missão editorial
O novo diretor dos Salesianos Porto, Pe. João de Brito, realizou uma visita às instalações da Salesianos...

Últimas

Pesquisa

Procurar