Salesianos em Timor

Instituições católicas sob ataque em Timor.

O Centro salesiano de Comoro, que junto com as FMA – Filhas de Maria Auxiliadora, está dando asilo a muitos refugiados, esteve no centro dos noticiários dos últimos dias.
Chegou à ilha um contingente de mais de 1.500 soldados australianos e algumas centenas da Nova Zelândia, a fim de controlar a difícil situação criada em Dili.
Algumas fontes australianas documentam a situação perigosa em que vive a comunidade salesiana enquanto empenhada em socorrer a milhares de pessoas.
Segunda-feira, 29 de maio, foi um dia difícil. O chefe executivo da “World Vision”, pastor australiano batista, Rev. Tim Costello, declarou: “A nossa gente está sob fogo; o seu acampamento foi feito evacuar. É muito o trabalho de dar comida e água a mais de 25.000 refugiados distribuídos em três campos – um nos salesianos; os outros dois em outros institutos –, pois agora poderiam correr perigo e que deveremos talvez abandonar por motivos de segurança”.
“Cathnews”, revista católica, e o “Sydney Morning Herald” reportam: “O responsável pela missão salesiana foi atacado a pedradas enquanto acompanhava as vítimas de um choque a tiros, a um hospital”.
O “Sydney Morning Herald” fala que alguns minutos depois da saída das tropas de paz australianas da missão católica salesiana, explodiu o desencontro a fogo. Duas pessoas ficaram feridas: uma no abdômen e outra na perna.
O responsável pela missão salesiana, sr. Adriano de Jesus, salesiano irmão, disse que o contingente militar australiano, que estava velando pela missão, recebeu ordens de abandonar o posto. “Pedimos que o não fizessem – declarou o sr. Adriano – mas responderam-nos que deviam obedecer. Logo depois teve início a luta em que duas pessoas ficaram feridas”.
O veículo que estava levando os dois feridos ao hospital, foi atingido por uma saraivada de pedras.
A procuradoria australiana “Missões Salesianas” deu início a uma campanha nacional em favor dos refugiados de Timor Leste. “Os timorenses devem ser ajudados e agora mais do que nunca”, disse o sr. Michael Lynch, salesiano coadjutor, coordenador da campanha de solidariedade.
Ontem, Bento XVI, no encerramento da audiência semanal, dirigiu um apelo de paz em favor de uma “nação dividida pela tensão e pela violência, que já causaram vítimas e destruição”.
(Em ANS News)

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Cyberattack
Comunicado: Fundação Salesianos alvo de ataque informático
A Fundação Salesianos foi alvo de um ciberataque, que resultou num acesso não autorizado aos nossos sistemas...
Banda Missio Concerto 15 anos
Banda Missio celebra 15 anos com concerto solidário
Na noite de 26 de outubro, o Auditório São Vicente, em Alfena, foi palco de uma celebração especial:...
E-vangelizar Estoril 24 - Noticia
E-vangelizar 24: Estoril avança na esperança
Os Salesianos do Estoril acolheram a terceira edição do XIV E-vangelizar. Após duas edições no Porto,...
Evangelizar24-Formadores
E-vangelizar 2024 Porto: edição dupla inspira Agentes Pastorais a ter mais Esperança
A XIV edição do E-vangelizar marcou um novo capítulo na formação pastoral no Porto, sendo a primeira...

Últimas

Pesquisa