Salesianos em Timor

Instituições católicas sob ataque em Timor.

O Centro salesiano de Comoro, que junto com as FMA – Filhas de Maria Auxiliadora, está dando asilo a muitos refugiados, esteve no centro dos noticiários dos últimos dias.
Chegou à ilha um contingente de mais de 1.500 soldados australianos e algumas centenas da Nova Zelândia, a fim de controlar a difícil situação criada em Dili.
Algumas fontes australianas documentam a situação perigosa em que vive a comunidade salesiana enquanto empenhada em socorrer a milhares de pessoas.
Segunda-feira, 29 de maio, foi um dia difícil. O chefe executivo da “World Vision”, pastor australiano batista, Rev. Tim Costello, declarou: “A nossa gente está sob fogo; o seu acampamento foi feito evacuar. É muito o trabalho de dar comida e água a mais de 25.000 refugiados distribuídos em três campos – um nos salesianos; os outros dois em outros institutos –, pois agora poderiam correr perigo e que deveremos talvez abandonar por motivos de segurança”.
“Cathnews”, revista católica, e o “Sydney Morning Herald” reportam: “O responsável pela missão salesiana foi atacado a pedradas enquanto acompanhava as vítimas de um choque a tiros, a um hospital”.
O “Sydney Morning Herald” fala que alguns minutos depois da saída das tropas de paz australianas da missão católica salesiana, explodiu o desencontro a fogo. Duas pessoas ficaram feridas: uma no abdômen e outra na perna.
O responsável pela missão salesiana, sr. Adriano de Jesus, salesiano irmão, disse que o contingente militar australiano, que estava velando pela missão, recebeu ordens de abandonar o posto. “Pedimos que o não fizessem – declarou o sr. Adriano – mas responderam-nos que deviam obedecer. Logo depois teve início a luta em que duas pessoas ficaram feridas”.
O veículo que estava levando os dois feridos ao hospital, foi atingido por uma saraivada de pedras.
A procuradoria australiana “Missões Salesianas” deu início a uma campanha nacional em favor dos refugiados de Timor Leste. “Os timorenses devem ser ajudados e agora mais do que nunca”, disse o sr. Michael Lynch, salesiano coadjutor, coordenador da campanha de solidariedade.
Ontem, Bento XVI, no encerramento da audiência semanal, dirigiu um apelo de paz em favor de uma “nação dividida pela tensão e pela violência, que já causaram vítimas e destruição”.
(Em ANS News)

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Noticia-Apresentacao-Rezar-com-Maria
Apresentação do livro "Rezar com Maria"
"Rezar com Maria", o 11º livro de Paulo Costa, pela Salesianos Editora, foi apresentado em Santa Maria...
NOTICIA-PEDROSA-FERREIRA
Faleceu Pe. Pedrosa Ferreira
Partiu para o Pai, a 22 de abril de 2024 um dos nomes incontornáveis da catequese, em Portugal. Salesiano...
Dia do Livro 2024 Noticia
Descontos - Dia Mundial do Livro 2024
O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril. Associamo-nos a esta festa, com o lançamento de uma...
Rui Alberto Ecclesia
Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”
O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar...

Últimas

Pesquisa