Teresa nasce em Ávila a 28 de 1515. Desde muito cedo sente a necessidade de entregar-se a Cristo e aos sete anos foge com o irmão para ir “morrer por Cristo” numa terra de mouros, os dois irmãos admiravam a coragem dos mártires e só pensavam em atingir o paraíso. Foram devolvidos ao pai por um tio mas o seu coração continuou a arder de amor por Jesus.
Aos 14 anos Teresa perde a mãe e um ano depois entra no convento das carmelitas para estudar. Adoece e depois de (mal) curada volta para o convento desta vez como noviça apesar de o pai lhe ter pedido que esperasse a sua morte para o fazer. “Cristo não esperou para se entregar por nós” foi a sua frase.
Aos 21 anos Teresa torna-se carmelita e começam então as suas visões místicas. Teresa nunca se ficou pela mística e, sobre a direcção espiritual de São João da Cruz começou a revolução da ordem carmelita.
Por ordem de João da Cruz escreveu as suas visões e as suas ideias e são famosas obras como “O libro da minha vida” e “O castelo interior”.
Para nós Teresa de Jesus é exemplo de como se pode juntar oração e acção. De como se pode ser toda de Cristo e servir os Homens ao mesmo tempo. Peçamos a intercepção desta grande santa na nossa vida para que possamos amar mais a Deus e aos Homens.
A oração que governou a sua vida e que foi encontrada no seu breviário foi:
” Nada te turbe, nada te espante.
Quem a Deus tem, nada lhe falta.
Nada te turbe, nada te espante
só Deus chega!.”