Mesmo que um encontro ou actividade pareça ter corrido da melhor forma possível, é fundamental existir um momento de avaliação. Isso permite aos jovens reviver os momentos mais importantes e ao animador ficar com uma ideia mais clara dos objectivos realmente atingidos com o encontro e quais os aspectos a melhorar. Aquo ficam algumas técnicas para avaliar, retiradas do livro Interagir.
1. Tornar-se
Procedimento
Distribui-se por todos os participantes uma folha em branco e lápis, solicitando que escrevam seus primeiros nomes, bem em cima, com letras de imprensa. Em seguida, pede-se que completem a seguinte frase, tantas vezes quantas puderem: “Com esta actividade comecei a tornar-me uma pessoa que…”.
Em seguida cada um passará para o vizinho da direita a sua folha, para que cada um possa ler, em silêncio, as respostas de todos.
2. O barco
Material: Um barco de papel.
Procedimento
O animador leva para a reunião um barco de papel e explica que durante o tempo em que decorreu a actividade ou encontro todos os elementos fizeram uma caminhada que se compara a uma viagem de barco.
Vai passando então o barco de mão em mão e a pessoa que tem o barco na sua posse é convidada a partilhar com os restantes elementos a forma como se sentiu durante a “viagem”.
3. Contratos
Material: Papel e caneta.
Procedimento
Cada membro do grupo faz um contrato, ou compromisso com uma ou mais pessoas, de que fará certa coisa, em tempo oportuno. Pode tratar-se de um contrato verbal ou de um compromisso escrito, em que cada uma das pessoas guarda uma cópia.