Tem de ser iniciado. Passar por um processo de transformação interior que o leva a identificar-se pessoalmente com Cristo.
Iniciar na fé
Catequese não é decorar listas de palavras incompreensíveis para a idade. Quem quer ser cristão quer conhecer melhor esse Jesus Cristo em que se aposta. Conhecer não apenas de “ouvir dizer” mas em profundidade, em verdadeira intimidade com Ele.
Iniciar na celebração
A Igreja, grupo dos seguidores apaixonados de Jesus, tem vários gestos em que Ele se torna presente. Aí, nos sacramentos, é possível encontrá-lO. A catequese não se contenta em dizer que é preciso participar nos sacramentos. Ajuda a celebrar com autenticidade.
Iniciar no seguimento do Senhor
A catequese ajuda o catequizando a ultrapassar o modo “velho” de viver. Não se limita a dizer como é que o cristão deve viver. Ajuda-o a pôr em prática, em cada idade, os convites de Jesus: “Tu, vem e segue-me”.
Iniciar na oração
A catequese introduz na relação viva e pessoal com o Deus vivo. Uma oração criativa, autêntica que traz à vida a frescura da Palavra de Deus.
Iniciar no compromisso
A catequese ajuda, em todas as fases, o catequizando a dar testemunho e a convidar outros para a mesma alegria. “Encontrámos o Messias”!