Bispo do Porto inaugura nova sede e livraria das Edições Salesianas

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, inaugurou solenemente os novos espaços da Livraria Salesiana do Porto e da sede das Edições Salesianas, no dia 23 de maio.

A cerimónia de bênção dividiu-se entre os dois espaços e contou com a presença do Provincial dos Salesianos, padre José Aníbal Mendonça, da direção das Edições Salesianas, do delegado provincial para a comunicação social, padre Rui Alberto, colaboradores, antigos funcionários, parceiros e fornecedores, entidades locais e clientes.

A comemoração iniciou na Livraria Salesiana onde D. Manuel Linda sublinhou o valor do trabalho intelectual baseado na fé. “Associo-me com muita alegria a esta bênção, não só por representar mais postos de trabalho (…) mas fundamentalmente, porque o trabalho aqui desenvolvido (…) é aquele que mais edifica (…) que é o trabalho da cultura e o trabalho do pensamento religioso.” Num tempo em que a sociedade se desumaniza, o pastor da Diocese do Porto salientou que corremos o risco de “não sermos uma sociedade de encontro”, ideia que o Provincial dos Salesianos reiterou quando tomou a palavra. Mais do que um sítio de venda, uma livraria salesiana é um espaço onde se promove o encontro e partilha entre pessoas “através do seu testemunho, da sua cultura e da sua fé”. O Pe. José Aníbal Mendonça explicou a importância da presença de D. Manuel Linda por ser claro para os salesianos que a sua missão editorial é feita “com a Igreja e como Igreja”. Recordou, ainda, as Constituições Salesianas onde é explícito que a Comunicação Social é assumida como uma das prioridades da Congregação.

Já na sede das Edições Salesianas, D. Manuel Linda reforçou a relevância da difusão dos valores cristãos, matriz do pensamento europeu. Antes do descerramento da placa alusiva ao evento, o responsável pela Congregação Salesiana em Portugal recordou como se fundaram as Edições Salesianas. Em 1947, o fundador Pe. Humberto Pasquale regressava a casa, rezando o terço para que Nossa Senhora o ajudasse a encontrar um local que acolhesse a editora. Num cruzamento, junto de um edifício, escutou uma voz que dizia: “É esta, é esta!”. Dias depois, a proprietária dessa casa soube das intenções do Pe. Humberto e foi ao seu encontro para lhe dizer: “A minha casa nem a alugo, nem a vendo. Sendo para uma obra de bem, eu ofereço-lha.

No final da celebração, os presentes foram convidados a conhecer os espaços e a confraternizarem enquanto se servia um porto de honra.

As Edições Salesianas foram fundadas em 1947, no Porto, e, desde a sua génese, fundamenta o seu catálogo na área da educação, animação de tempos livres e evangelização. Para além o Porto, também Lisboa e Évora têm uma Livraria Salesiana.

Legenda da Foto (da esquerda para a direita)

Padre Sebastião Coelho, sdb, administrador das Edições Salesianas; Padre Rui Alberto, sdb, diretor editorial das Edições Salesianas; D. Manuel Linda, Bispo do Porto; padre José Aníbal Mendonça, Provincial dos Salesianos; padre José Cordeiro, sdb, Diretor das Edições Salesianas

Porto, maio de 2019

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Cyberattack
Comunicado: Fundação Salesianos alvo de ataque informático
A Fundação Salesianos foi alvo de um ciberataque, que resultou num acesso não autorizado aos nossos sistemas...
Banda Missio Concerto 15 anos
Banda Missio celebra 15 anos com concerto solidário
Na noite de 26 de outubro, o Auditório São Vicente, em Alfena, foi palco de uma celebração especial:...
E-vangelizar Estoril 24 - Noticia
E-vangelizar 24: Estoril avança na esperança
Os Salesianos do Estoril acolheram a terceira edição do XIV E-vangelizar. Após duas edições no Porto,...
Evangelizar24-Formadores
E-vangelizar 2024 Porto: edição dupla inspira Agentes Pastorais a ter mais Esperança
A XIV edição do E-vangelizar marcou um novo capítulo na formação pastoral no Porto, sendo a primeira...

Últimas

Pesquisa