O concerto iniciou pelas 21h30, na cripta da Nova Igreja de Paranhos, no Porto. O autor do cd, Pe. Manuel Martins, deu as boas vindas e apresentou o Orfeão de Paranhos, dirigido pelo Maestro Sérgio Martins, convidado especial do concerto. Para além de dois temas do seu repertório, o Orfeão interpretou duas canções do cd “Devoção“, dedicados à Senhora da Saúde e a São Veríssimo, padroeiro da Paróquia de Paranhos.
O Pe. Rui Alberto, director das Edições Salesianas, tomou a palavra para sublinhar a importância da edição de música cristã ser um sinal concreto da partilha de dons ao serviço do Evangelho. De seguida, coube ao coro da paróquia, formado por adultos e crianças da catequese, a interpretação de mais 7 canções, intercaladas com intervenções do autor e produtor do cd.
O Pe. Manuel Martins explicou a origem das canções do cd Devoção, maioritariamente dedicadas a Nossa Senhora. Os temas nasceram da tradição paroquial de assinalar o Dia da Mãe, oferecendo, na Eucaristia, a cada mãe presente um postal com um poema que escreve e musica para que todos cantem no momento da entrega.
Para encerrar o concerto, o Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, sintetizou o evento com estas palavras: “Aqui se presenciou ao talento de uma pessoa, ao trabalho de uma equipa, à cumplicidade de uma família e à grandeza de uma comunidade“. Congratulou, ainda, o Pe. Manuel Martins recordando os tempos em que ambos eram colegas de seminário: “Louvo a Deus pelos dons que Ele te deu”, concluiu.