Tema:
O Centro de Pesquisas Arqueológicas, dirigido pelo famoso professor, Miguel Covinhas, soube que, no Nepal, foi descoberto um templo onde está guardada uma estatueta de ouro coberta de diamantes. É imediatamente organizada uma expedição. Mas, infelizmente, algumas quadrilhas internacionais de ladrões de diamantes, que têm espias em todo o lado, conseguiram apoderar-se também do mapa da zona…
Terreno:
Arborizado. Um “templo” é traçado com cordas e outros materiais. No meio, bem visível, está a estatueta.
Cada equipa tem o seu campo base.
Jogadores:
São divididos em equipas iguais. Têm todas as mesmas características, embora só uma delas seja a expedição arqueológica.
Para três ou mais equipas. Equipas de 5 a 8 elementos.
Regras:
Quer a expedição quer as quadrilhas tentam chegar em primeiro lugar à estatueta e levá-la para o seu campo base.
Cada equipa tem uma planta, a partir da qual procura a localização do templo.
Na fase de busca (que pode levar muito tempo; podem-se incluir provas técnicas, pistas, orientação…), as equipas que se encontram, combatem ao escalpo.
A equipa que encontra a estatueta, deve levá-la à sua base.
Quando a estatueta é descoberta, o combate é ao escalpo (cad ajogador tem um lenço ou uma fita pendurada nos calções; quem consegue arrancar a fita ao adversário, vence).
Mas o portador da estatueta pode ser capturado com um simples toque de qualquer adversário. É mais vulnerável porque está ocupado com a estatueta. O portador tocado deve pousar a estatueta no chão. Qualquer jogador, amigo ou adversário, pode então apoderar-se da estatueta.
Para os escalpados, pode prever-se uma enfermaria central, num ponto conhecido de todos.
Pontuação:
2 pontos por cada adversário escalpado ou portador da estatueta apanhado com toque (com cartões-vida).
10 pontos para a primeira equipa a apanhar a estatueta.
20 pontos para quem a conseguir levar para o campo base.
Variante:
No templo, a estatueta está guardada por um velho guardião cego (um animador com os olhos vendados).
Ele captura com toque todos aqueles que conseguir. Não pode sair do templo. Isso obriga a que o jogo, principalmente na zona à volta do templo, seja jogado em silêncio.
Pode-se combinar que o guardião declara apanhados todos os jogadores que ele identificar pela voz.
Material:
Estatueta. Feita com um tronco de árvore. Não pode ser ocultável nas roupas.
Mapas da zona de jogo com indicações do templo.
Cordas.
Cartões vida e escalpos.
Material para a enfermaria.