fbpx

Como fazer adoração ao Santíssimo Sacramento? Em redor da solenidade do Corpo de Deus, uma proposta moderna.

 

 

A prática da 'visita’ e do parar-se a adorar o Santíssimo Sacramento é consequência imediata da 'presença real’, substancial: Em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, como era costume dizer, do Senhor Jesus sob as 'espécies’ eucarísticas.

A visita ao Santíssimo Sacramento não é (nem deve reduzir-se) a simples orações e fórmulas rezadas,
mas sim a verdadeira Adoração.

Se quiseres rezar bem, experimenta seguir estes conselhos.

  • O tempo: dedica um tempo bem concreto à tua oração;
  • O lugar: escolhe bem o lugar da tua oração; é necessário que seja silencioso, recolhido e o mais 'cÔmodo’ possível.
  • A posição: aprende a rezar também com o corpo, e a tua oração será mais concentrada.

O início: começa com o sinal da cruz bem feito; tocando a frente consagra ao Pai os teus pensamentos; tocando o peito consagra a Cristo o teu coração, a tua capacidade de amar; tocando os ombros consagra ao Espírito as tuas ações, a tua vontade.>

Divide a oração em três momentos exatos:

O primeiro momento dedica-o ao Espírito Santo,, è é Ele o mestre da oração.
Concentra-te na presença do Espírito Santo em ti. Experimentar dialogar com Ele, prova a apresentar-Lhe um problema difícil que te preocupa. Invoca-O com fé: 'Vem, Espírito Criador!"

O segundo momento dedica-o a Jesus;.
Faz oração de escuta, toma entre as mãos trechos da Palavra de Deus e prova a ler como se Jesus te falasse pessoalmente. Experimenta também a escuta da tua consciência. Pergunta-te: 'Senhor, que queres de mim?’. 'Senhor, o que não estou a fazer bem?".

O terceiro momento dedica-o ao Pai. Ama! Fica em silêncio diante d’Ele, mergulha-te n’Ele. Ama! Ajuda o teu silêncio, se é necessário rezando 'Padre mio, meu tudo!".

A conclusão: não terminar a oração sem tomar alguma decisão concreta para realizar quanto antes, costuma-te a amar com fatos; a Adoração como qualquer oração deve de te levar à ação. Conclui com um pensamento a Nossa Senhora, reza com uma Ave Maria a graça de aprender a rezar e o dom de gostar da oração e de ser constante.

 

 

Siga-nos

Visite as livrarias

SalesianosEditora LogotipoHRZ

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em educação, catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "A força da Palavra" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

geral@editora.salesianos.pt