fbpx

No número 100 da revista Catequistas, publicamos um texto sobre como encontrares o teu lugar na vida e na Igreja. Em anexo oferecemos um documento pdf com o questionário.

 

E aqui está o texto:

Estamos a chegar ao final de mais um ano de catequese. É natural que haja algum cansaço, algum desejo de férias. Este tempo de Verão, com uma diminuição das actividades na paróquia pode ser vivido como um momento de crescimento, de recuperação de forças. Pode ser interessante, “parar” um pouco neste Verão e pensar no teu lugar na vida e na Igreja.

Ao longo destes meses, encontra alguns minutos por dia para pensar sobre estas questões. E para dialogar com Deus sobre elas.

·         Faz uma lista das cinco coisas que mais aprecias na tua vida. Porque é que elas ta trazem alegria?

·         Faz uma lista de cinco pessoas que amas. O que é que torna essas relações tão importantes para ti?

·         O que é que tu mais aprecias no teu trabalho? E nos teus tempos livres? E nos teus amigos?

·         Quando olhas para o futuro, o que é que aspiras ser ou fazer?

·         Tens um plano para os próximos cinco anos na tua vida? Se sim, o que é que mais se destaca?

·         Quando as pessoas se encontram com Deus, as suas vidas são profundamente alteradas. Algumas mudam os seus comportamentos ou os seus hábitos. Outras mudam as suas relações ou prioridades. Se te dás bem com Deus desde a infância, estas mudanças devem ter sido graduais. Reflecte sobre a tua vida: como é que descobrir a Deus te mudou?

·         Encontra Deus muda também o que te motiva. Em vez de te motivares por causa do dinheiro ou da aparência, tu sentes que o grande prazer da tua vida é fazeres tua a causa de Jesus. Sentes que Deus tem um plano para ti? Que plano é esse?

·         Como é que este plano de Deus se parece com o plano que tens para os próximos 5 anos? Quais as diferenças?

·         Paulo percebeu claramente que Deus tem um para nós: “conduzir os tempos à sua plenitude: submeter tudo a Cristo, reunindo nele o que há no céu e na terra.  Foi também em Cristo que fomos escolhidos como sua herança, predestinados de acordo com o desígnio daquele que tudo opera, de acordo com a decisão da sua vontade,  para que nos entreguemos ao louvor da sua glória, nós, que previamente pusemos a nossa esperança em Cristo.” (Ef 1, 10-12). Sublinha todas as referências a Cristo nesta passagem. Segundo a Bíblia qual é a meta da tua vida?

·         Neste plano de Deus não estamos sozinhos. Fomos ajudados por outros e já ajudámos outros. Assinala cinco coisas que aprendeste com outras pessoas de fé.

·         Como é que as relações saudáveis que tens com outras pessoas te ajuda a realizar o plano de Deus?

·         Experimenta desenhar uma relação positiva entre ti, Deus e os outros.

·         Reflecte sobre i desenho que fizeste. Já deixaste que uma relação sofresse por qualquer razão? Porque é que para Deus é importante devolver qualidade a essas relações?

·         Há alguém a quem devas perdoar? Toma nota dessa pessoa. Com tempo, reza e pede a Deus que te ajude a melhorar essa relação.

·         Lê o final do evangelho de Mateus (Mt 28, 18-20). Ide por todo o mundo… O que é que significa para ti “fazer discípulos”? Como é que ser catequista se liga ao plano que Deus tem para ti?

·         Há alguém perto de ti que precisa de ti para conhecer mais a Deus? O que é que te está a impedir de partilhar a boa nova?

 

 

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt