fbpx

A catequese não é obra de uma só pessoa. Nem de um conjunto de dez. A catequese é mais do que isso. A catequese é obra de toda a Igreja.

 

Cristo confiou à Igreja a sua missão profética: “Ide por todo o mundo e fazei com que os povos se tornem meus discípulos” (Mt 28, 19)
Toda a Igreja, toda a comunidade é profética, pois “na Igreja todo o crente é, por seu lado, responsável da Palavra de Deus. Cada um recebe o Espírito Santo para anunciar até aos extremos da terra” (LG 12). Na comunidade cristã todos somos responsáveis pelo anúncio da palavra de Deus e da educação da fé.

Em certa medida, todo o cristão é catequista. Mas é-o segundo a sua vocação e a situação da vida de cada um. A vocação e a missão é comum, mas exerce-se e expressa-se de modos diversos e com responsabilidades diferentes.
O importante e decisivo para a catequese é que se estabeleçam entre os educadores um bom relacionamento, se crie uma autêntica comunhão eclesial, pois todos partilhamos solidariamente a idêntica missão evangelizadora da Igreja. “A diversidade de serviços na unidade da mesma missão constitui a riqueza e a beleza da evangelização” (EN 66)

Nesta solidariedade, neste trabalho de equipa, os diversos educadores têm de:
- contribuir cada um com a sua originalidade, o que tem de específico
- sentir a necessidade de se complementarem com a diversidade dos outros;
- planificar e realizar o seu trabalho num clima de cooperação e mútua colaboração

Texto retiradodo livro "Partilhar a Fé"

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt