fbpx

O livro "A Bíblia em 5 minutos" sugere uma atividade para se explorar o episódio do Pentecostes.

 Ideia Central O Espírito Santo é um dom de Deus para cada um de nós. Só o batismo no Espírito Santo nos cpacita para sermos testemuhas de Jesus e levarmos a sua mensagem até aos confins do mundo. (Atos dos Apóstolos 2, 1-42)

Material necessário:

  • Papel A4 (um folha por cada paticipante)
  • Fio branco (de crochet, por exemplo)
  • Pincel
  • Aguarelas
  • Lápis de cor

A: Início da Narração

Já sabemos que Jesus morreu e ressucitou, e também que depois se encontrou várias vezes com os seus amigos. No último encontro, Jesus disse-lhes: «Deixar-vos-ei em breve, mas permanecei em mim em Jerusalém até receberdes a força do Espírito Santo, que eu enviarei sobre vós. Já estais batizados em água, mas dentro de pouco tempo, sereis batizados no Espírito Santo, para poderdes levar a minha mensagem a todo o mundo». Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-O a seus olhos.

E chegou o dia de Pentecostes. Os amigos de Jesus, a sua família e os seus discípulos tinham-se reundo todos numa casa, para rezar.

Enquanto lá estavam, de repente, ouviu-se um barulho, como uma forte rajada de vento. Esta tempestade poisou sobre a casa onde estavam os discípulos, em forma de línhas de fogo e todos ficaram cheios da força do Espírito Santo vindo do céu. Os corações dos discípulos foram como que inundados por uma força e uma alegria indescritíveis e cada um sentia Jesus que lhe fala no mais intimo do seu coração. 

B: Atividade Plástica

  1. Com a ajuda de um pincel, pintar diferentes fios com cores quentes (amarelos, laranjas, vermelhos)
  2. Colocar um fio numa metade da folha e dobrá-la ao meio
  3. Puxar o fio para fora da folha
  4. Repetir várias vezes mudando a cor do fio, puxando-os em diferentes direções

C: Continuar a narração

E as palavras de Jesus jorraram espontaneamente dos seus corações, através dos seus lábios, para a multidão que ali se tinha reunido. Abriram as portas e a alegria dos discípulos transbordou para todas as pessoas que ali acorreram, ao ouvirem aquele ruído.

Imagina que o Espírito Santo até inspirou os discípulos a falarem outras línguas, que eles nunca tinham aprendido, para melhor anunciarem Jesus Cristo.

E, assim, até os estrangeiros e os judeus vindos de outras nações puderam entender a mensagem de Jesus.

Naquele dia, cerca de três mil pessoas foram contagiadas pela alegria divina, manifestando grande desejo de pertencer àquela família de Jesus. Acolheram o apelo à conversão, reconheceram a sua vida egoísta e foram batizados em nome de jesus.

C: Completar o desenho

Propor que, com os lápis de cor, desenhem pessoas por baixo ou pelo meio do desenho feito com a ajuda dos fios

D: O que me diz a mim este episódio?

Como posso perceber se alguém está cheio do Espírito de Deus?

Deixo-me agarrar e conduzir pelo Espírito do Senhor? Já eperimentei a sua presença na minha vida? O que é que me impede de me abrir ao Espírito?

E: Oração [Versão completa disponível no livro]

Vem a mim, divino Espírito Santo, e fica no meu coração (Elevar as mãos e, em seguida, colocá-las no peito)

Vem a mim, divino Espirito Santo e abre os meus ouvidos (Elevar as mãos e, em seguida, colocá-las nos ouvidos)

Vem a mim, divino Espírito Santo, e a juda-me a ser agradecido (Elevar as mãos e pô-las em frente ao peito, baixando a cabeça)

Versão completa da atividade disponível no livro "A Bíblia em 5 minutos"

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt