quarta-feira

Palavra

Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem retiverdes ser-lhes-ão retidos».

 

Fazendo dos discípulos seus enviados, Jesus estabelece muito bem a relação que existe entre a Sua missão recebida do Pai e a missão dos discípulos recebida por Ele; assim soprou sobre eles o Espírito Santo, repetindo o sopro criador de Deus. É a criação do homem novo em Cristo Ressuscitado. Aos discípulos é-lhes dado o mesmo respiro de Cristo, o Espírito que lhes permite entrar na plena fé pascal, tornando-os morada do Filho e do Pai. Ao dar-lhes o Espírito, os discípulos, qual comunidade eclesial, tem a capacidade de testemunhar e dar ao mundo o perdão dos pecados. Só ele poderia confiar tal poder à comunidade.

 

Meditação

Este Espírito continua a animar e guiar a Igreja e as nossas comunidades. Sendo o Espírito Paráclito, permanece para sempre junto de nós; abertos à sua acção ensina-nos todas as coisas e recorda-nos tudo o que Jesus disse conduzindo-nos à verdade plena. O Espírito que o Ressuscitado nos dá é principio de vida nova que nos dá a coragem de viver o Evangelho e a audácia de o proclamar. O papa Bento XVI na sua mensagem para a XXIII Jornada Mundial da Juventude escreve: «A presença do Espírito em nós atesta, constitui e constrói a nossa pessoa na própria Pessoa de Jesus crucificado e ressuscitado. Portanto, tornemo-nos familiares com o Espírito Santo, para o sermos com Jesus.» Habitados pelos o Espírito nascerá em nós a necessidade de perdão e a capacidade de perdoarmos.

 

Oração


Bendito sejais, Senhor,

Pelo dom do Espírito que dá a vida.

E faz que o meu empenho constante

Seja o de dar testemunho constante no quotidiano

De Cristo Ressuscitado, o homem novo

No qual está a chave do sentido da vida.

Faz que viva de tal modo cristificado,

Pela força renovadora do Espírito

Que mereça ter o nome de cristão.

 


Acção

A nossa sociedade preocupa-se em dar-nos formação a quase todos os níveis, de modo a termos uma boa qualidade de vida. Uma formação do âmbito material. Hoje convido-te a pensares ou a repensares na tua formação espiritual a fim de teres uma boa qualidade de vida interior, que te permita conhecer e aceitar-te a ti mesmo, para conheceres e aceitares os outros. Existem pessoas que podem ajudar neste caminho, para além da Palavra de Deus. Não descuides a tua vida espiritual, e verás quanta alegria interior receberás, e que nehuma formação da sociedade te poderá dar. Já agora vale a pena pensar nisto!

 

 

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6