sexta-feira

Palavra

Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!».

 

Oito dias depois, isto é, no domingo seguinte, de novo os discípulos reunidos, desta vez com Tomé, e de novo fechados em casa. E «veio Jesus». A mesma saudação «A paz esteja convosco», mas desta vez a atenção é toda para Tomé, respondendo aos seus pedidos, revelando um profundo conhecimento de quanto ele tem no coração. Jesus conhece bem o coração de Tomé e na sua identidade de Crucificado Ressuscitado convida-o a uma mudança radical, a uma conversão do coração: passar da visão sensível a uma visão de fé. Não se sabe se Tomé tocou ou não, mas diante de Jesus vivo, depois de ouvir a Sua voz, pronuncia uma das mais belas profissões de fé «Meu Senhor e meu Deus».

 

Meditação

A palavra do Ressuscitado, e não só a presença, deita abaixo todas as resistências. A fé nasce da contemplação de Cristo vivo, e a nossa profissão de fé revela quanto nos deixamos transformar pela presença e pela Palavra do Ressuscitado: acolhido e reconhecido no seu mistério, este revela uma experiência espiritual e pessoal, mas ao mesmo tempo comunitária e eclesial. De certo modo há um pacto, como Jesus pede a Tomé: renunciar a constatações e provas científicas, a evidências e aceitar uma experiência de fé que o torna crente. É sinal de um coração rendido ao amor. Isto é possível em comunidade que adora e recebe Cristo na Eucaristia, que é convocada, de oito em oito dias. Quem deserta dos encontros da comunidade, como Tomé na primeira vez, não pode fazer a experiência do Ressuscitado, porque quando todos os crentes estão presentes Ele aparece e está no meio de nós, sem barreiras.

 

Oração

A minha oração de hoje fixar-se-á nas palavras de Tomé, as quais repetirei baixinho, até que chegue bem ao fundo do meu coração «Meu Senhor e meu Deus»

 

Acção

A Igreja, a comunidade a que pertencemos, é a “casa” onde o Senhor se revela e nos saúda «A paz esteja convosco» através da boca do sacerdote/ celebrante. É ali que se “toca” em profundidade a vida do Ressuscitado. Convido-te a viver bem o primeiro dia da semana e no momento em que o sacerdote consagra o pão e o vinho que se tornarão Corpo e Sangue de Cristo, contemplando-os, repete interiormente «Meu Senhor e meu Deus». É a Vida de Deus para ti. E de ti para os irmãos.

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6