sábado

Palavra

Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto». Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.”

 

De facto Tomé só viu não tocou. E neste encontro Jesus proclama mais uma bem- aventurança: felizes os que acreditam sem terem visto! E no fim desta passagem encontramos o motivo pelo qual S. João escreveu o seu livro: «para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.»

 

Meditação

E aqui estamos nós. Não vimos, mas acreditamos na experiência de amor vivida e testemunhada pelos discípulos. Os milagres não são provas, mas revelações da pessoa de Jesus, da sua natureza e missão. E se hoje nos chegou esta revelação do Ressuscitado foi para nos confirmar na fé em Cristo e a partir dela chegar à vida. Vêmo-l’O com os olhos da fé porque aderimos a Ele escutando a Sua voz, lendo os sinais da Sua paixão e morte juntamente com os irmãos da comunidade. E esta experiência é possível fazê-la e é oferecida a todos nós, cristãos, todas as semanas, para que tenhamos Vida. Quem fica em casa sem motivo de força maior, nunca fará está experiência.

 


Oração

Da primeira Epístola de S. Pedro

“Sem O terdes visto, vós O amais, sem O ver ainda, acreditais n’Ele. E isto é para vós fonte de uma alegria inefável e gloriosa, porque conseguis o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.”

 

Acção

Convido-te a viajar à primeira comunidade e imitar os seus gestos no teu dia- a- dia: com a experiência do Ressuscitado, ser alegre, mesmo nas mais duras provas, ler algum documento da Igreja/ Papa, ser assíduo em participar na Eucaristia, a ser perseverante na oração e a partilha os bens materiais e espirituais.

                                                                                                 

Páginas: 1 2 3 4 5 6