Lectio 4º domingo Páscoa

lectio4.jpg
Já aqui está a proposta de Lectio Divina para a 4ª semana do tempo de Páscoa.

Ano A – IV DOM da Páscoa  

«Bom pastor»

 

O Evangelho deste domingo está inserido num contexto de polémica entre Jesus e os dirigentes judaicos. Estes não se preocupam pelos interesses do povo, mas apoderam-se dele para proveito próprio, para satisfazer os seus interesses egoístas; são os maus pastores. Pelo contrário, Jesus é o Bom Pastor que conhece pelo nome cada uma das suas ovelhas, ama-as e está disposto a dar a vida por elas, para que tenham vida e vida em abundância. Por seu lado, as ovelhas confiam no pastor, porque o conhecem, conhecem as suas intenções. Para isso escutam a su voz, a sua palavra, e seguem-n’O, porque sabem que Ele é a porta que conduz à vida.

lectio4.jpg

EVANGELHO SEGUNDO S. JOÃO (Jo 10,1-10)

Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas entra por outro lado, é ladrão e salteador. Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta e as ovelhas conhecem a sua voz. Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora. Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem, caminha à sua frente e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Se for um estranho, não o seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus apresentou-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que queria dizer. Jesus continuou: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Aqueles que vierem antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutam. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».

 

Segunda-feira

PALAVRA

Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas entra por outro lado, é ladrão e salteador. Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

 

Na sua missão, Jesus utiliza imagens da vida de todos os dias. A imagem do pastor, dentro da Sagrada Escritura é uma das mais belas e sugestivas em relação à actuação de Deus em relação ao seu povo. Por outro lado, a imagem do ladrão e salteador não podia expressar melhor a atitude dos que atentam contra a vida do rebanho: não olham a meios para alcançar os seus interesses. Neste sentido podemos confrontar alguns textos: Sal 23,1; 78,70-72; Is 40,11; Ez 34; 37,24; Ecl 18,13; Mc 6,34; Mt 18,12-13; 25,32; 26,31; Lc 15,3-7.

 

MEDITAÇÃO

O texto apresenta-nos duas imagens contrapostas: o ladrão e salteador que ao não entrar habitualmente pela porta quer ocultar a sua presença junto do rebanho para mais facilmente dele tirar partido; para isso aproveita-se de da proximidade do rebanho. Outra imagem é o pastor, que não tem nada a esconder, entra pela porta do aprisco onde as ovelhas o aguardam, com ânsia, todos os dias. Com toda a certeza existe uma referência de Jesus aos dirigentes Judeus, que procuravam o seu próprio interesse e não o bem das ovelhas… mas não será que se estas palavras fossem dirigidas a mim e a ti não expressariam algumas das nossas atitudes menos nobres?

 

ORAÇÃO

Quantas vezes, Senhor, me aproveitei do rebanho, não quis entrar pela porta para não ser visto, para ocultar as minhas intenções e, no meio do rebanho, me comportei como um salteador, apenas preocupado com os meus interesses egoístas. Perdão, Senhor, e ajuda-me a vigiar para que as minhas atitudes sejam de gratuidade e generosidade perante todos os que de mim se aproximam.

 

ACÇÃO

Nesta semana em que vamos meditar sobre o Bom Pastor, propomos que neste primeiro dia reflitamos sobre as nossas atitudes diárias como salteadores, preocupados apenas connosco mesmos. Tracemos estratégias para as corrigir.

 

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Mais recursos

Todas
Recursos 502
Oração 174
Músicas 0
Técnicas e Dinâmicas 31
Avaliar-me-catequista-crente
Avaliar-me como catequista e como crente!
Partilhamos um esquema de avaliação e desempenho para catequistas. Não pretende fazer acusações nem premiar...
Pentecostes-1
Pentecostes ou as línguas de fogo
O livro "Da mão para o coração - 5 minutos de criatividade para a Bíblia" sugere uma atividade para se...
6 dicas Tempo Pascal
Seis ideias para dinamizar o Tempo Pascal

Há diversas formas de convidar a comunidade a celebrar a Páscoa.

Dia do Pai
Dia do pai - celebração familiar
Este dia celebra-se no dia 19 de março, porque é o dia de S.José. Sugerimos esta breve celebração antes...
5 dicas para a Quaresma
5 dicas para dinamizar a Quaresma
Neste artigo, damos-te cinco dicas para dinamizares a Quaresma, envolvendo as crianças e famílias da...
Dramatização do Evangelho
Dramatização do Evangelho
A dramatização é uma das linguagens possíveis para anunciar o Evangelho. No teatro, comunicamos com o...
Como lidar com fracasso catequese
Como lidar com o fracasso na catequese?

Às vezes, as coisas correm mal. Como reagir?

Festa da Gratidão
Festa da Gratidão - Encerramento do ano
Quando termina um ano de atividades, é oportuno que a comunidade se reúna para agradecer. A este momento...