Sábado
PALAVRA
O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».
Uma vez mais se contrapõe a acção dos dirigentes judeus da acção de Jesus; os primeiros exploram o povo, apoderam-se dele para proveito próprio, para satisfazer o seus interesses egoístas: “Vós bebeis o leite, vestis a lã, matais as ovelhas gordas, mas não cuidais do rebanho” (Ez 34,3). Pelo contrário a preocupação de Jesus é que as suas ovelhas tenham vida, mas não uma vida qualquer, mas uma vida “em abundância” (cfr. Jo 3,16. 36).
MEDITAÇÃO
Jesus é o Pastor que veio para que as suas ovelhas tivessem a vida em plenitude. E esta vida em abundância é alcançada pelo sacrifício da vida do próprio Pastor. Enquanto que o ladrão sacrifica a vida das ovelhas em proveito próprio, sem se importar com isso, Jesus sacrifica-se a si mesmo, entrega a sua vida, para que as suas ovelhas vivam e vivam em plenitude. Só nestes momentos, reflectindo atentamente sobre o mistério pascal de Jesus, só aqui compreendemos o amor extraordinário e extremo de Deus pelo seu rebanho, levado às últimas consequências.
ORAÇÃO
Ó Jesus, nosso Bom Pastor, nós te agradecemos por todas as maravilhas que realizaste para a nossa salvação, pois nos ensinaste o verdadeiro caminho para o Pai e nos conquistaste a vida plena pela tua morte e ressureição. Tu que conheces a cada um pelo seu nome, ajuda-nos a reconhecer e a seguir a tua voz, hoje e sempre, que conduz à vida, à vida em plenitude.
ACÇÃO
O Domingo do Bom Pastor é o Dia Mundial de Orações pelas vocações Sacerdotais e Religiosas. Vou fazer uma oração muito especial para que Deus mande à sua igreja Bons Pastores e que motive o coração de todos os cristãos para a entrega de si mesmos, à semelhança do Bom Pastor que se entrega incondicionalmente.