TERÇA-FEIRA

PALAVRA

Ao chegar, Jesus encontrou o amigo sepultado havia quatro dias. Betânia distava de Jerusalém cerca de três quilómetros. Muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria, para lhes apresentar condolências pela morte do irmão. Quando ouviu dizer que Jesus estava a chegar, Marta saiu ao seu encontro, enquanto Maria ficou sentada em casa. Marta disse a Jesus: «Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, tudo o que pedires a Deus, Deus To concederá».

Jesus não chega a tempo: Lázaro morreu já há mais de três dias. Betânia fica a três quilómetros de Jerusalém e depressa a notícia chegará aos chefes dos judeus que aqui encontram um motivo mais para o condenar. Marta, dirigindo-se a Jesus, revela toda a sua confiança em Jesus, reconhecendo-O capaz de pedir a intervenção de Deus, como enviado do Pai.

 

MEDITAÇÃO

Como Marta, podemos dizer: “Jesus, tudo o que pedires, Deus to concede. Tudo o que amas, Deus torna verdade. Tudo o que és, Deus torna plenitude. Tudo o que és, Deus transforma em amor”. A distância desta presença de Jesus empobrece, destrói, é sinal de morte. Quando Jesus está presente, a vida ganha contornos de eternidade e promessa de uma vida para sempre. Quando Jesus está ausente, tudo parece ir morrendo, perdendo a esperança, perdendo o sentido. Para mim só há uma atitude: estar sempre “com Ele” e “Ele em mim”, e tudo fazer para que nada de Si seja ausência. E para ti?

 

ORAÇÃO

Tudo o que pedes, teu Pai to concederá. Ajuda-me a animar os meus amigos quando não podem mais, quando a dor os sobrepassa, quando não sabem que fazer. Ajuda-me a estar próximo de ti sempre e a ver-te presente, comigo, em tantas situações de indiferença, de perda de orientação, de demasiada autosuficiência. Tudo o que pedes, teu Pai to concederá: fala-lhe das necessidades da minha fé. Das mil e uma coisas que me turbam. Ou melhor… simplesmente de todo o Teu amor por mim…

 

ACÇÃO                                                        

Procura ao longo do dia um momento de intimidade com Jesus. Procura tempo. Procura espaço. Procura-O. Encontra-Te com Ele.

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10