TERÇA FEIRA

PALAVRA
Jesus respondeu-lhes: «Julgais que, por terem sofrido tal castigo, esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus? Eu digo-vos que não. E se não vos arrependerdes, morrereis todos do mesmo modo.
A resposta de Jesus, pensando sempre na preparação dos discípulos, tenta alcançar dois objectivos: primeiro eliminar a ideia tradicional de que a desgraça e o castigo são sempre consequência do pecado e do mal feito. Nesse sentido recordemos a figura bíblica de Job paradigma para os judeus da relação pecado-castigo. Jesus desvia as atenções para outro ponto. parte do acontecimento em si para lhes mostrar o que é fundamental e indispensável na vida de cada um: a conversão. E que todos, sem excepção, necessitam deste arrependimento, mesmo aqueles que se têm por justos.
 
MEDITAÇÃO
Ainda hoje a associação entre o mal feito e castigo é frequente entre o povo e até entre os cristãos com certa cultura. Há uma quantidade de refrães populares e frases feitas que o atestam. E também nós mesmos somos levados pela corrente e vemos no outro que sofre, é maltratado, castigado, morto, antes de tudo a hipótese que ele tenha cometido o mal. Jesus, ao contrário, manda-nos olhar para outro lado: para nós mesmos! Eles não eram mais culpados do que nós, dado que todos nós necessitamos de nos converter. Uma conversão não apenas exterior, mas interior, uma metanóia, que nos leve a prensar e a obrar o bem. Em situações semelhantes qual é a minha primeira reacção interior? Estou muito longe da de Jesus? O que significa para mim converter-me?
 
ORAÇÃO
Vejo, Senhor, que para Ti contam mais os acontecimentos internos do que os externos: as mortes internas, a queda das torres interiores, as transformações internas. Talvez eu precise de que algo sério aconteça dentro de mim para romper com a anestesia em que vivo. Sou bom de mais para perceber que, precisamente por isso, estou longe de Ti. Não me inquietas, não me perturbas, não me interpelas. Eu vivo e Tu vives. Lado a lado. Sem nos chocarmos. Sem nos comunicarmos. Quase sem nos conhecermos… Porque Tu tens pouco peso ao longo do meu dia, chego à noite sem remorsos. Será que estou mesmo anestesiado e não me dou conta que preciso realmente de conversão, de fazer penitência?  Abana-me, Senhor, Mesmo que faças doer.
 
ACÇÃO
Farei um sério exame de consciência sobre a minha instalação interior, e escolherei um ponto concreto de conversão que o Senhor me pede nesta Quaresma. Será nele que trabalharei durante o dia.
 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7