Quarta-feira

 

Palavra

Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor.

 

As mãos e o lado são sinais que evocam a entrega de Jesus, o amor total manifestado na cruz. É nestes sinais que os discípulos O reconhecem. Os sinais da entrega que permanecem no Ressuscitado indicam o amor que o Messias derramará sobre os discípulos. Sinais que são apelo à entrega dos discípulos e fundamento da missão. A alegria brota do reconhecimento do Senhor a dar sentido e resposta aos acontecimentos e às experiências vividas.

 

Meditação

O Senhor apresenta-Se-me com esta identidade pascal da entrega total marcada pela cruz. Tantas vezes não O reconheço, porque procuro outro Cristo e não o Cristo pascal. Reconhecer e acolher o Senhor constitui fonte de alegria, de entusiasmo e coragem para O seguir pelo mesmo caminho. Todos os outros caminhos – os meus caminhos – não são portadores de vida e de alegria. Só o caminho pascal, marcado pelos sinais do amor e doação, é fonte de Vida! 

 

Oração

Divino Espírito Santo, concede-me o dom da alegria; a alegria autêntica que nasce da Páscoa e traz as marcas do amor e da entrega. Concede-me, Espírito Santo, o dom da fé e a capacidade de transformar a dor em alegria, aquela que ninguém me poderá tirar porque vem de Ti, porque és Tu.

 

Acção

Revejo a minha vida: que sinais definem a minha identidade de cristão, seguidor de Jesus? Será que mostro com a minha vida sinais de entrega, partilha, doação, generosidade, amor?

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6