Sábado
Palavra
Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos».
Jesus comunica o Espírito Santo. O gesto de soprar sobre os discípulos reproduz o gesto de Deus ao comunicar a vida ao homem de argila (cf. Gn 2,7). Com o sopro de Deus o homem tornou-se um ser vivente; com este sopro Jesus transmite aos discípulos a Vida Nova. Agora os discípulos possuem a vida em plenitude e estão capacitados para se tornarem num dom de amor. São chamados a testemunhar o amor de Jesus. Recebem a missão de perdoar os pecados, que é testemunhar no mundo a vida que o Pai quer oferecer a todos. Quem aceitar esta proposta será integrado na comunidade de Jesus, quem não aceitar continuará a percorrer caminhos de egoísmo e de morte. O Espírito animará esta missão.
Meditação
O mesmo Espírito Santo dado aos Apóstolos, foi-me oferecido no meu Baptismo e, de modo especial, na Confirmação. Veio sobre mim, abita-me com os seus dons para me introduzir na intimidade de Deus, para encher vazios, curar mágoas. Vem como luz, força, sabedoria, conforto. Vem habitar o meu coração, a minha existência, e nela reza e adora o Pai. Ele é a Vida de Deus que me inunda.
Oração
“Vive me mim, oh Espírito de Deus, vem sobre mim!
Com tua força, com amor, que te possa ver agindo sobre mim com poder.
Com tuas fontes de água eterna, purifica-me;
Em teu fogo inextinguível, vivifica-me.
Eu não quero só um toque especial de Ti,
Santo Espírito quero que vivas em mim.”
(do canto: vem sobre mim – nº 2 do CD: Quando estou Contigo, Edições Salesianas)
Acção
Tomo consciência do dom do Espírito Santo que me habita e da sua acção em mim lendo e mediatndo a Palavra: Rom 8, 22-27.
Ir. Maria das Dores, fma