Novo Logótipo

Pela primeira vez em 40 anos, as Edições Salesianas mudaram de logótipo. Desde a fundação da editora que a identificação gráfica não sofria qualquer alteração.

A mudança da imagem vai ao encontro do projecto de uniformização tipográfica da marca Salesianos. Por isso, é com naturalidade que o novo logótipo se inspira no da Província Salesiana Portuguesa. Do símbolo provincial colhemos os elementos centrais que passamos a explicar.

{slider=D. Bosco, os salesianos e os jovens}

Uma flecha em direcção ao alto, apoiada em três colunas perpendiculares, em cima das quais três círculos mostram uma imagem que revela três pessoas. Nestas três pessoas estilizadas vê-se, ao centro, um adulto que amigavelmente estende os braços a dois jovens que estão ao seu lado. Da flecha e do abraço surge uma casa, com um tecto para a chuva (os braços) e os pilares para a suster (os corpos das três pessoas). Para D.Bosco, o acolhimento e a fraternidade são determinantes para a criação do ambiente educativo no qual se pode apresentar o Evangelho aos jovens. O fundador dos salesianos viveu e proporcionou uma experiência pastoral única nos oratórios que fundou. Estes espaços eram casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha e pátio onde se partilham a amizade e a alegria. A casa representa, assim, a presença salesiana e o sistema preventivo de D. Bosco caracterizados pelos valores da Razão, Religião e Amor, as três colunas da casa.

{/slider}

{slider=Do acolhimento à educação. Da educação à comunicação. Da comunicação à oração}

Desde o início da sua obra, D.Bosco atribuiu à Comunicação Social um papel fundamental e indispensável ao anúncio do Evangelho. Na “difusão de bons livros”, os salesianos produziriam instrumentos válidos de conhecimento e formação. Esta vertente da comunicação identifica-se no nosso logótipo pelo balão no qual se insere a “casa educativa” e cuja simbologia transporta para a partilha e diálogo.

Para além desta dimensão comunicativa, é nosso desejo provocar no público a abertura ao diálogo com Deus. Por isso, colocamos junto da cabeça do elemento da direita dois traços curvos que nos remetem para a comunicação sem fios (wi-fi). Por outro lado, este é também um símbolo da nova cultura digital na qual nos inserimos e que devemos acompanhar.

{/slider}

 

Partilhe

Facebook
WhatsApp

Relacionados

Noticia-Apresentacao-Rezar-com-Maria
Apresentação do livro "Rezar com Maria"
"Rezar com Maria", o 11º livro de Paulo Costa, pela Salesianos Editora, foi apresentado em Santa Maria...
NOTICIA-PEDROSA-FERREIRA
Faleceu Pe. Pedrosa Ferreira
Partiu para o Pai, a 22 de abril de 2024 um dos nomes incontornáveis da catequese, em Portugal. Salesiano...
Dia do Livro 2024 Noticia
Descontos - Dia Mundial do Livro 2024
O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril. Associamo-nos a esta festa, com o lançamento de uma...
Rui Alberto Ecclesia
Pe. Rui Alberto apresenta Novo Itinerário da Catequese no programa da RTP 2 “A Fé dos Homens”
O Diretor Editorial da Salesianos Editora esteve no programa Ecclesia, transmitido na RTP 2, a apresentar...

Últimas

Pesquisa