Imagina a situação. Provavelmente não precisas de imaginar; basta recordar alguma onde estiveste.
O grupo de catequistas junta-se para verificar a preparação do Passeio da catequese |
Se a desorganização fosse modalidade olímpica, a Carlota ganhava a medalha de ouro!
Enquanto ela continua a dar à língua, com a maior das descontrações, tu já estás a fazer contas de cabeça aos compromissos que vais ter de adiar para tentar consertar as omissões da Carlota.
Como lidar com a Carlota?
Em privado.
Tal como sucede com o catequista que quer desistir, tenta perceber se não quer ou se não pode assumir os seus compromissos.
Se concluis que ela não tem mesmo capacidade para realizar a tarefa (falta de jeito, situações pessoais…) oferece-lhe uma oportunidade de largar o cargo. Ou arranja um parceiro que a possa ajudar.
Mas a verdade é que é melhor prevenir estas situações.
- Escolhe apenas catequistas com provas dadas (ao nível da maturidade da fé e das competências) para tarefas mais complicadas.
Conheces um catequista que achas que tem potencial? Convida-o a participar como ajudante de qualquer coisa.
- Experimentar no concreto
A tua Carlota é excelente a fazer o acolhimento mas é péssima a manter a disciplina dentro da Igreja? Ela não é incompetente! Tens é de conhecer os pontos fortes dela e usá-los nas tarefas adequadas.
- Delegar. Não abandonar.
Acompanha regularmente os teus catequistas nas suas tarefas. Tu confias neles e delegas competências. Mas de uma foma amiga e discreta vais acompanhando o que se passa. Pergunta-lhes que desafios e dificuldades estão a encontrar. Pergunta que tipo de apoio precisariam.
- Usa planos de acção
Não suponhas que os catequistas sabem claramente o que estás à espera que eles façam. Faz uma lista de todas as tarefas a realizar. Quem é responsável por cada tarefa. Indica quando é que cada tarefa deve estar terminada. No fim de cada reunião, todos os catequistas devem ter nas mãos o plano de acção. Ideias claras à partida diminuem a possibilidade de surpresas desagradáveis a meio do caminho.